Refinaria a 72 quilômetros de Colatina abrirá 1000 vagas de empregos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Um sonho antigo dos capixabas está próximo de sair do papel. Na próxima quarta-feira (05/06) será assinada a carta de intenção para a construção da primeira refinaria de petróleo em solo capixaba, que ficará na Barra do Say, em Aracruz.

A cerimônia acontecerá na câmara Municipal de Vereadores em Aracruz, a partir das 16h e contará com as participações do Prefeitura de Aracruz, Jones Cavalieri, de empresários da Noxis Energy e lideranças políticas de Aracruz e do governo do estado. 

No ato da assinatura da carta de intenção será formalizada a cessão de uma área de 300 mil m² para a instalação da refinaria.

Segundo o consultor da Noxis Energy e engenheiro mecânico, José Afonso Nóbrega Waescher, a obra de construção da refinaria criará 1000 empregos diretos e após entrar em operação a unidade deverá criar 120 empregos diretos e 500 indiretos, sempre priorizando a mão de obra capixaba.

A refinaria terá a capacidade de produzir 25 mil barris/dia, sendo que 50% será de bunker, combustível usado na navegação, 30% de gasolina e 20% de óleo diesel S10, todos com baixo teor de enxofre. Toda a tecnologia de produção da refinaria é da França e o equipamento japonês, o que irá gerar um produto de alta qualidade.

O local de instalação da refinaria foi escolhido estrategicamente segundo o consultor, que declarou que já há uma negociação em curso com a Petrobras e o governo do estado do Espírito Santo para que seja utilizado o posto da Transpetro, em Barra do riacho e também há a intenção de escoar a produção via ferrovia para os estados de Minas Gerais, Bahia e para o próprio espírito Santo.

Inicialmente se pensava em fazer a refinaria em São Mateus, mas devido as facilidades logísticas decidiu-se que o melhor local seria em Aracruz.

O prefeito de Aracruz, Jones Cavalieri também comemorou bastante o acordo, pois a refinaria será um benefício para todo o estado.

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular