Unopar Colatina promove a apresentação dos candidatos ao Conselho Tutelar do município nesta segunda-feira (23)

Uma das eleições mais importantes que ocorre em nosso país, ainda passa despercebida para a grande maioria dos brasileiros e dos colatinenses: A eleição do Conselho Tutelar. Este órgão tem inúmeras responsabilidades, entre elas: atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsáveis; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar à justiça os casos que à ela são pertinentes.

A Unopar, polo Colatina, uma das maiores redes de ensino do Brasil, percebendo a importância desse processo eleitoral e o que significa para as crianças e jovens de Colatina, dará a oportunidades aos seus alunos e à população em geral para conhecer os candidatos que irão concorrer as 10 vagas de Conselheiro Tutelar do município de Colatina.

A entidade, busca além de formar profissionais qualificados, também quer proporcionar para os alunos a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico e para a sociedade, a condição de refletir sobre quem vai ajudar a proteger as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade de nosso município?  A Unopar, identificou essa necessidade, e realizará a apresentação dos candidatos aos cargos de Conselheiro Tutelar, na próxima segunda-feira (23), às 19 horas, no Ginásio Castelão, anexo a Unopar, no bairro Maria das Graças. 

O objetivo central é dar a oportunidades aos candidatos de expor, sua história e seus projetos, assim proporcionando aos presentes, comparar o posicionamento dos candidatos e alcançar conclusões mais contundentes a respeito de suas propostas.

A eleição para a escolha dos novos membros dos dois Conselhos Tutelares do município vai acontecer no dia 6 de outubro, e visa preencher 10 vagas, sendo cinco membros para a unidade da Região Norte, em São Silvano, e 5 para a Região Sul, no Centro, e também seus respectivos suplentes, para o mandato dos próximos quatro anos. Ao todo serão 29 candidatos. 

Os membros do município serão escolhidos mediante o sufrágio universal, direto, secreto e facultativo dos eleitores do município, e vão assumir suas funções no dia 10 de janeiro de 2020.

Eles exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva, durante o horário para o funcionamento dos Conselhos, sem prejuízo do atendimento em regime de plantão/sobreaviso, assim como da realização de outras diligências e tarefas inerentes.  

O processo de escolha acontece em data unificada, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o CMDCA, com a fiscalização do Ministério Público (MP). 

A votação será por meio de urna eletrônica e vai acontecer no horário de 8 horas às 17 horas. Para votar, os colatinenses devem apresentar o título de eleitor e um documento com foto.

As urnas estarão na Casa da Cultura e nos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), situados nos bairros São Vicente, Operário, Vila Real, Ayrton Senna, Colúmbia e São Miguel. A publicação do resultado será no dia 7 (8 horas), no site da Prefeitura, na Casa dos Conselhos e também em jornal da cidade.
 

Na Casa da Cultura, vão votar os eleitores dos bairros Centro, Esplanada, Sagrado Coração de Jesus, Santa Terezinha, Vila Lenira, Olívio Zanotelli, Raul Giuberti, Luiz Iglesias e Maria Ismênia, e ainda de Povoação de Baunilha, São João da Barra Seca e dos distritos de Boapaba e Paul de Graça Aranha e sede do distrito de Baunilha. No Cras São Vicente, serão os dos bairros Barbados, Colatina Velha e São Vicente. 

No Cras Operário, os moradores dos bairros Bela Vista, Moacyr Brotas, Operário e Vista da Serra. No Cras Vila Real, os dos bairros Carlos Germano Naumann, Gordiano Guimarães, Lacê, Maria das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Santa Mônica, Santo Antonio, Santos Dumont, São Silvano e 15 de Outubro, e ainda de Cascatinha, Patrimônio de São Salvador e distrito de Ângelo Frechiani.

No Cras Colúmbia, os moradores dos bairros Colúmbia, e também dos Córregos Jequitibá, Santa Joana, São Pedro Frio e Santana; do distrito de Itapina, Fazendas Misteriosa e Riva, Patrimônios de São João Grande e de São João Pequeno e a sede do distrito de Itapina. No Cras São Miguel, os dos bairros Honório Fraga e Novo Horizonte. Os moradores do bairro Ayrton Senna vão votar no Cras do próprio bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido