TRE-ES Informa: Recadastramento biométrico obrigatório prorrogado em Colatina

Por conta da instabilidade do sistema ELO, gerenciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e por conta das filas formadas nesta segunda-feira (11), no cartório da 6ª Zona Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) decidiu prorrogar o recadastramento biométrico obrigatório em Colatina até o próximo dia 26 de novembro (terça-feira). O horário continua o mesmo: segunda a sábado, de 9h às 18h.

O recadastramento tem como objetivo tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições. O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado.

Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

No Espírito Santo, 1.301.797 dos eleitores (47,49%) já fizeram o recadastramento biométrico. 38 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

Em nível nacional o recadastramento biométrico foi realizado por 72% dos eleitores brasileiros até o dia 5 de setembro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas alguns estados – os maiores colégios eleitorais – estão lentos em relação aos demais, que praticamente terminaram o processo.

O prazo estipulado pelo TSE é 2022, mas em alguns municípios a biometria tem que ser feita antes, sob pena dos eleitores terem seus títulos cancelados, levando a problemas como impossibilidade de se tirar passaporte ou até a possibilidade de interrupção do recebimento do Bolsa Família.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido