Saiba como baixar o aplicativo e-Título e conheça os benefícios desta tecnologia para o eleitor de Colatina e região

Com a pandemia do novo coronavírus, uma série de adaptações foram sendo aplicadas, a fim de reduzir o contágio da doença e, consequentemente, os prejuízos causados por ela. Uma das mudanças mais marcantes e mais eficazes para a proteção contra a covid-19 é o distanciamento social e o não compartilhamento de objetos. Dentro desse pacote de adaptações, a tecnologia tem sido uma ferramenta de grande valia para o “novo” convívio social.

No período eleitoral não será diferente e uma das ferramentas que busca trazer mais agilidade e segurança na hora de exercer o voto é o uso do aplicativo e-Título. Tradicionalmente o domingo de votação é conhecido por ter um grande movimento, aglomerações e a clássica apresentação dos documentos para os mesários. No entanto, essa realidade precisou mudar e agora os eleitores contam com um aplicativo que, além de conter informações com o acesso rápido, promove mais segurança tanto para quem vai votar, quanto para quem vai atuar como mesário nas zonas eleitorais.

O acesso ao aplicativo já está disponível desde 2018 (período das eleições presidenciais), mas, devido à pandemia e à necessidade de reduzir contato físico, distribuição de objetos e aglomerações, a plataforma se tornou um ponto de suma importância.

Com o aplicativo e-Título, o eleitor tem acesso ao título de maneira digital ao alcance da mão. Com acesso fácil e rápido, a plataforma dispões de informações como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Neste ano, o acesso ao app ficou ainda mais fácil, pois agora é possível entrar com o CPF sem a necessidade de lembrar os números do título de eleitor. Outra novidade no aplicativo é a possibilidade dos eleitores se cadastrarem como mesários voluntários pela própria plataforma. O app também conta com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Descubra como baixar o aplicativo e-Título no passo a passo:

1º ACESSE SUA LOJA DE APLICATIVOS (Play Store ou App Store)

O aplicativo e-Título está disponível para os dois formatos, tanto para usuários de iPhone/iPad com o sistema iOS, quanto para quem usa Android (Play Store).

2° PREENCHA COM SEUS DADOS PESSOAIS

Após baixar o e-Título no seu celular, clique no ícone que vai aparecer na lista de aplicativos instalados. O ícone da plataforma possui as cores azul e amarelo. Depois de acessado pela primeira vez, o app pede que o usuário preencha informações como: nome, data de nascimento, nome dos pais e um documento de identificação com foto. Neste momento é possível também digitar o número do CPF ao invés do título impresso.

3º SENHA DE ACESSO

No primeiro acesso ao aplicativo, será necessário criar uma senha de acesso. Este código será exigido sempre que o eleitor acessar novamente a plataforma. Para celulares que dispõem de leitor de digitais, o cadastro da senha também pode ser feito por essa funcionalidade.

4º PRONTO!

Depois desses passos, o eleitor já está pronto para usar a versão digital do título de eleitor, além de aproveitar uma série de outras facilidade encontradas na plataforma. Vale lembrar que, as pessoas que já fizeram o cadastro biométrico terão a foto automaticamente inserida no título digital, mas quem ainda não realizou a biometria precisa levar consigo um documento oficial com foto para apresentar ao mesário na hora de votar.

Justificar o voto

Dentro do app é possível encontrar diversas funções como: quitação eleitoral e justificativa de ausência, mais popularmente conhecida como “justificar o voto”, sendo assim, o eleitor que deseja justificar o voto nas eleições municipais de 2020, não precisará se dirigir até um local de votação, podendo realizar essa tarefa com o próprio celular. Essas e outras funções não dependem do cadastro biométrico, qualquer usuário que se cadastrar no e-Título terá essa gama de opções disponíveis.

ES-FALA/Informação Folha Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido