Após quase 60 anos separados, irmãos se encontram em Baixo Guandu

Quando ainda eram muitos jovens, entre o final da década de 50 e início da de 60, a irmã mais velha Luiza Pereira Schmidt de Vasconcelos, hoje com 80 anos, precisou deixar o Espírito Santo e foi para o Rio de Janeiro. Em Baixo Guandu, ficaram os mais jovens. Além de José Pereira Schmidt, 77, Agripino Pereira, 75, e um outro irmão já falecido. Ainda que separados, eles aguardavam pelo reencontro, mesmo que isso parecesse impossível com o passar dos anos. José sonhava por toda a vida encontrar sua irmã.

Com cerca de 18 anos, deixou o Estado acompanhando uma patroa. Ela precisou sair do Espírito Santo depois de sofrer ameaças de um ex-namorado. Vivendo no Rio de Janeiro, ela mandou algumas cartas para a família nos primeiros anos. Mas rapidamente os contatos foram interrompidos e a família aqui no Espírito Santo ficou por décadas sem nenhum contato da guanduense.

ATITUDE

Em 2017, o senhor José revelou para as netas, Suelen e Silmara, o sonho de ver a irmã. Comovidas com o desejo do avô, elas foram para as redes sociais e contaram a história na esperança de encontrar Luzia. Apesar do esforço das netas, as buscas não tiveram sucesso. Mas mesmo assim, José não tinha abandonado o sonho de encontrar a irmã.

Mesmo com a missão frustrada anos antes, em 2019, as netas foram em busca de mais informações que pudessem ajudar ainda mais na procura. Elas também fizeram contato com um grupo da internet especializado em encontrar pessoas e receberam orientações para facilitar a tarefa.

Foram meses de procura até que, no dia 21 de dezembro de 2020, o inesperado aconteceu. Como se fosse um presente de natal, as netas de José encontraram nas redes sociais duas pessoas que poderiam ser os filhos de Luzia e contaram para ele a história do avô.

Após conversarem chegaram a conclusão que haviam encontrado a irmã de José. O encontro foi marcado para este mês de janeiro, e a cidade de Baixo Guandu foi a escolhida. A idosa estava vivendo na cidade de Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro, a quase 700 km de Guandu.


Na última quinta-feira (14), a família do senhor José acordou cedo em Baixo Guandu. Dona Luzia e seus netos já estavam viajando para o Espírito Santo. De ambos os lados, a expectativa era muito grande, o trajeto era acompanhado quase em tempo real em um grupo de aplicativo de mensagens. A cada minuto que passava, uma espera de quase seis décadas estava próximo de ter fim.

Até que no início da tarde, em uma casa decorada para receber os visitantes, o carro trazendo a idosa chegou em Baixo Guandu. Com um buquê de flores, o senhor José aguardava a irmã. E ali, na porta da casa, o primeiro abraço após quase 69 anos de separação.

O primeiro encontro foi entre José e Luzia. Em seguida,  Agripino se juntou aos dois. E os abraços se repetiram. Emoção de sobra para Dona Luzia, que vai ficar por alguns dias matando saudade da família e do Espírito Santo.

ESFALA/Informações A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido