Cidade do Norte do Estado impõe toque de recolher; farmácias e supermercados só por delivery

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O município de Barra de São Francisco, localizado na região Noroeste do Espírito Santo, e que é considerado um dos epicentros de uma variante mais rápida e letal do novo coronavírus terá toque de recolher a partir desta quarta-feira (24). 

O decreto é do prefeito Enivaldo dos Anjos para tentar conter o avanço da covid-19 no município. O toque de recolher vai funcionar das 20 horas de um dia às 6 horas do dia seguinte, até a próxima segunda-feira (29), quando será feita nova avaliação do quadro.

Além disso, fica suspenso o funcionamento de serviços e atividades. Farmácias e supermercados poderão funcionar apenas por delivery (sistema de entregas). Os estabelecimentos deverão ficar completamente fechados para acesso da população. Ficou decretado pelo prefeito também, a proibição da abertura parcial de portas, portões e afins, bem como o atendimento ao público externo no interior, com ou sem horário marcado, e na porta do estabelecimento.

A limitação de dia de atendimento ao público presencial não se aplica para assistência à saúde, incluindo serviços médicos e hospitalares; serviços públicos considerados essenciais, de acordo com manifestação do Chefe do Poder Executivo Municipal; assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade; serviços funerários.

“Na consulta que fiz por mensagem, 90% das pessoas apoiaram o endurecimento de medidas, tendo em vista o agravamento da situação no município e a falta de colaboração das pessoas”, disse Enivaldo, que começou a movimentação após receber de um médico da equipe do Hospital Drº Alceu Melgaço Filho pedindo providências ao chefe do Executivo.

No final de semana, a situação em Barra de São Francisco agravou-se ainda mais. A Secretaria de Estado de Saúde habilitou dez leitos de UTI para receber pacientes de Covid no Hospital Drº Alceu Melgaço Filho.

Na noite de domingo (21), o médico Leonardo Dornelas gravou um áudio relatando a situação no hospital, o que levou o prefeito a enviar uma mensagem por lista de transmissão à população. “Os pacientes não param de chegar, todos com no mínimo 70% de comprometimento do pulmão. Está desesperador. Pacientes clamando por ar, e pegando os profissionais pelo braço pedindo socorro. Estamos com muitas dificuldades para ajudar as pessoas, não existem vagas no Estado”.

No áudio, o médico obstetra dizia: “Só eu intubei três pacientes, desci para ajudar um colega que estava sozinho no plantão. Agora, temos a pior situação de todas. Hoje foram abertas as duas últimas caixas de Midazolan, medicamento essencial para manter os pacientes confortáveis. Se não chegar mais desse medicamento, pacientes terão que ser extubados e deixados morrer sem conseguir respirar”.

Na segunda-feira (22), o prefeito enviou ao governador Renato Casagrande um ofício apelando pelo envio de mais vacinas para o município visando, principalmente, acelerar a imunização da população mais vulnerável, depois que o secretário estadual Nésio Fernandes anunciou que o município é epicentro da variante SGTF, a chamada cepa inglesa do coronavírus. 

Casos registrados no município

Barra de São Francisco registrou mais 34 casos novos de covid-19 nesta terça-feira (23) segundo o Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O número de pessoas já infectadas aumentou de 2.762 para 2.786 e o número de óbitos subiu de 85 para 86. São 16 óbitos no município desde o dia 1º de março.

O número de pessoas recuperadas aumentou de 2.380 para 2.416, e, com isso os casos positivos caíram de 297 para 294. O índice de letalidade da doença é de 3,1%.

Os casos suspeitos estão em 3.408. Foram notificados, desde o início da pandemia, 9.414 casos e destes, 3.210 foram descartados. Foram realizados até agora, 7.459 testes.

ESFALA/Informação Folha Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular