Novo Mapa de Risco: Colatina classificada em risco extremo. Veja o que funciona a partir desta segunda-feira (5)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (02), o 49º Mapa de Risco. Na nova matriz de risco, 37 municípios do estado estão em Risco Extremo, 39 no Risco Alto, 03 no Risco Moderado e nenhum no Risco Baixo. Entre as principais medidas, Casagrande anunciou que o transporte público continua suspenso até o dia 12 de abril nas cidades classificadas no Risco Extremo.

Efeitos do fechamento total

No domingo, a gente concluiu um período de quarentena, serão 18 dias. Ela foi definida por nós como forma de reduzir a transmissão do vírus. Isso vai ser notado daqui a pouco porque o efeito de uma quarentena demora um pouco mais de tempo, isso porque as pessoas que não foram contagiadas deixarão de fazer uma pressão sobre o sistema de saúde. Definimos a quarentena para que pudéssemos reduzir a internação de hospitais de outras enfermidades. Isso mostrou um resultado efetivo. Um dia após o início da quarentena, nós, em clínicas médicas tínhamos regulado 21 procedimentos e meio nesses 19 dias. Do dia 20 de março a 31 de março, essa média caiu para 14 procedimentos e meio a cada dia. Isso provou que a gente conseguiu aliviar e reverter leitos para covid.

Retorno do mapa de risco

Estendemos até domingo e disse que, a partir de segunda-feira, nós começamos novamente a seguir o mapa de risco. Tomamos uma decisão na quarentena abrangente, que fez efeitos no Estado todo. Nós precisávamos tomar uma atitude com relação a tentativa de redução de transmissão. A partir de segunda-feira, 5 de abril, voltaremos a definir nossas atividades de acordo com a classificação de risco dos municípios.

Mapa de Risco

Na classificação do mapa de risco, temos dois municípios em risco moderado: Conceição da Barra e Ibitirama. Nós teremos 37 municípios em risco extremo (Colatina, Pancas, Baixo Guandu, João Neiva, Linhares e outros 32 municípios do Estado). Todos os cinco municípios da Grande Vitória também estão em risco extremo. Na região da Grande Vitória, quando dois estão em risco maior, os demais acompanham os de risco maior pois é uma região conurbada. O mapa está praticamente vermelho e roxo mostrando a gravidade da situação, a intensidade da doença e o contágio no Espírito Santo. 

Colatina em Risco Extremo

Em Risco Extremo, o comércio irá funcionar em três dias da semana, quarta, quinta e sexta. Supermercados funcionarão até às 20 horas e fecharão nos domingos e feriados. Não haverá transportes públicos aos fins de semana e feriados (a lista completa do que poderá funcionar e os respectivos horários será publicada neste domingo pelo Portal ESFALA). 

Classificação toda sexta

Este mapa nos orienta a partir de segunda-feira e a cada sexta-feira vamos apresentar um novo mapa. Nós faremos uma avaliação mas quando entrar nessa classifição de grau alto e extremos, deixaremos por 14 dias. Toda sexta-feira faremos esse trabalho de detalhar a situação de cada município. 

Risco moderado

A atividade do comércio funciona de segunda a sábado. Bar e restaurante podem funcionar de segunda a sábado até 10h da noite e domingo até às quatro da tarde. O que está proibido são aglomerações, festas, shows. 

Risco alto 

Nós já definimos as medidas e serão publicadas em portaria, amanhã, sábado. Os bares estão fechados. Restaurantes podem funcionar até às 16h. O comércio de rua funciona de 10h até às 18h. Shoppings, de meio-dia até às 20h.  

Risco extremo

Nessas cidades, o comércio vai funcionar três vezes por semana: quarta, quinta e sexta no horário das 10h às 18h e shoppings de meio-dia às 20h. Os serviços no mesmo horário a partir das 9h. Quando houver transporte público será feita aquela distribuição das pessoas no acesso aos ônibus como disse antes. O comércio, nesses municípios, estará fechado sábado, domingo, segunda e terça para que a gente tenha dias de mais isolamento. 

Supermercados no risco extremo

No risco extremo, supermercados funcionarão até 20h. Estarão fechados aos domingos e feriados.

Transporte público no risco extremo suspenso nos finais de semana e feriados

Não teremos transporte público nos finais de semana e feriados. 

Recolhimento depois das oito da noite

O sinal está claro. Depois das oito horas, deveremos ter recolhimento efetivo em nossas casas para reduzir a interação, mesmo com serviços essenciais. Supermercado até às oito da noite. Às oito da noite, deveremos ter um recolhimento em nossas casas. Depois das oito, só aqueles serviços diferenciados como farmácias ou algum atendimento na área de Saúde, que é emergencial. Domingos e feriados, supermercados fechados.

Mudança de funcionamento de supermercados

Domingos e feriados, supermercados fechados. Voltamos com os supermercados fechados nos feriados. Nós mudamos essa semana, por causa da antecipação de feriados feita por Vitória, e para não afetar o abastecimento das pessoas num corre-corre para os supermercados. Mas voltamos a fechar os supermercados nos feriados durante o risco extremo. 

Ônibus só até dez da noite

Ônibus não rondarão em risco extremo no sábado e no domingo. Eles irão parar a partir das 10 da noite. Não teremos Transcol circulando depois das 22h nos municípios com risco extremo.

Testes rápidos 

Também é bom reforçar outras medidas no sentido da gente reduzir o contágio. Já distribuímos 60 mil testes rápidos tipo PCR que identifica o vírus ativo. Nós ganhamos. Tivemos o repasse da Organização Pan Americada da Saúde (Opas). Compramos 250 mil e já distribuímos 60 mil. Vão chegar mais 190 mil testes. Eles serão distribuídos aos municípios. Essa semana, iremos entrar em contato com os prefeitos para que ajudem a gente a isolar os casos ativos e termos condições de reduzir as transmissões. O teste rápido permite que a gente possa isolar os casos ativos. Testagem em massa que faremos com 310 mil testes. Por isso que os números do nosso Painel Covid têm subido pois os municípios que não faziam testes, agora estão fazendo. É importante você fazer o teste. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular