Veja as novas regras e os dias de funcionamento do comércio que entram em vigor nesta segunda-feira (19) em Colatina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Colatina está entre as 30 cidades classificadas no risco extremo para a covid-19. Atualmente, 42 cidades estão nesta situação. As informações são do Mapa de Risco do governo do Estado, divulgado nesta sexta-feira (16).

Já a quantidade de municípios no risco alto subiu de 34 para 39, até porque algumas cidades migraram do risco extremo para o alto. Também aumentou o número de municípios no risco moderado, passando de dois para nove. Ainda não há cidades em risco baixo. O 51º Mapa de Risco Covid-19 terá vigência de segunda-feira (19) até o próximo domingo (25).

Ainda segundo o mapa, Colatina segue no risco extremo para o coronavírus, assim como outras cidades importantes do interior, como Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Nesses municípios, as atividades não essenciais estão autorizadas a funcionar apenas três vezes na semana.

De acordo com o governador Renato Casagrande, que apresentou os dados do Mapa de Risco durante um pronunciamento ao vivo, a diminuição do número de cidades no risco extremo para a doença é um sinal de melhora da pandemia no Espírito Santo. Segundo ele, “a quarentena decretada pelo governo, no mês passado, foi fundamental para o resultado”.

Durante a transmissão, o governador informou ainda que os postos de combustíveis passarão a ser considerados como atividade essencial, podendo funcionar todos os dias, de acordo com as medidas qualificadas para cada grau de risco.

Na próxima semana, o comércio em Colatina, Linhares, Pancas, Santa Teresa e João Neiva e mais 25 cidades o comércio funcionará na terça, quinta e sexta-feira, já que quarta-feira (21), é feriado nacional.

NOVO MAPA DE RISCO

RISCO EXTREMO: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.

Medidas qualificadas

As medidas qualificadas para cada grau de risco estão previstas no Decreto nº 4859-R e nas portarias 013-R e 066-R, da Secretaria da Saúde (Sesa). 

REGRAS PARA COLATINA

– Os coletivos do município  podem circular de segunda a sexta-feira. Como na semana que vem quarta-feira é feriado, não haverá ônibus para a população em geral.

– O horário de circulação é das 5h às 22h. Sábado e domingo não há ônibus para a população em geral. O atendimento, nesses dois dias, é somente para trabalhadores da saúde.

– Ônibus interestaduais (viagens entre Estados) e intermunicipais podem circular com 50% da capacidade dos veículos, assim como viagens de trem.

Atividades essenciais

Supermercados, farmácias, indústria, atividades de assistência à saúde e lotéricas podem funcionar até as 20h de segunda-feira à sábado. No entanto, ficam fechados aos domingos e feriados. 

Já os postos de gasolina agora passam a funcionar todos os dias, sem limitação de horário.

Comércio

Comércio de rua, centros comerciais e galerias podem funcionar em três dias na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 18h para atendimento presencial. Além do funcionamento de serviços das 9h às 20h. 

Devido ao feriado de quarta-feira, o governo do Estado permitiu, somente para a semana que vem, que as atividades não essenciais possam funcionar na terça-feira, em vez de quarta.

Atividades de ensino 

As atividades educacionais com a presença de estudantes estão suspensas, sendo permitidas somente aulas remotas (de forma virtual).

Restaurantes

Atendimento ao público de quarta à sexta-feira até as 16h. Após esse horário, somente delivery.

Shopping centers

Podem funcionar três vezes na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 12h às 20h. Devido ao feriado, o funcionamento será na terça, quinta e sexta-feira na semana que vem.

Bares e academias

Seguem fechados.

Agências bancárias

Funcionamento de bancos apenas para saque de benefícios assistenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular