A pandemia da Covid-19 tem transformado o comportamento de toda a sociedade nos mais diferentes sentidos. Até mesmo o perfil das reclamações levadas aos órgãos de defesa do consumidor mudou, desde o ano passado. Além das tradicionais demandas em relação às empresas de telefonia e os problemas com assinatura dos canais de TV, que continuam encabeçando a lista do Procon, surgiram outras demandas.
Uma delas está diretamente ligada às instituições financeiras que investiram mais na liberação de empréstimos diante do aumento do desemprego e do encarecimento dos alimentos e outros produtos de consumo regular das famílias. Segundo Bernardo Alvarenga, gerente de fiscalização do Procon de Colatina, em muitos casos o consumidor não é consultado sobre a liberação do crédito e acaba surpreendido com o dinheiro na conta e a cobrança das parcelas.
Esta situação vem se repetindo bastante ao longo da pandemia, rendendo diversas reclamações no balcão do Procon: “É uma preocupação constante com relação a questões bancárias. Empréstimos consignados que não foram autorizados; os bancos depositam valores nas contas dos consumidores, que nem sequer têm conhecimento, não pediram e nem autorizaram. Esse tem sido um tema bastante recorrente e a gente tem dado atenção especial a esse assunto”, concluiu o gerente.
Bernardo deixa orientações importantes para situações assim: “O primeiro passo é procurar diretamente a empresa ou o banco que fez essa negociação, que disponibilizou esse crédito. Não tendo sucesso, ele pode recorrer à plataforma consumidor.gov na internet e deixar registrado uma reclamação, ou procurar o Procon prá que tenha um auxílio. O Procon notifica a empresa para que ela preste esclarecimento num prazo de 10 dias”.
Bernardo reforça aos consumidores a orientação para que jamais forneça números de documentos, cartão de crédito ou qualquer outra informação pessoal a desconhecidos, seja por telefone ou na internet. Só assim é possível reduzir o risco da pessoa cair em algum golpe estelionatário. O Procon de Colatina reforça que reclamações podem ser feitas pessoalmente na sede do órgão, que fica no térreo do Colatina Shopping, sala 19, na avenida Getúlio Vargas, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Uma resposta
Parabéns pela brilhante matéria exposta do gerente de fiscalização Sr. Bernardo Alvarenga. Realmente alguns Bancos e Instituições Financeiras estão depositando dinheiro (fazendo empréstimo) nas contas das pessoas que são aposentadas, sem autorização deles. Tal procedimento irregular provoca ações de danos morais na Justiça contra essas Instituições.