Covid-19: veja a única cidade da região que permanece no risco moderado e conheça suas restrições

O Mapa de Risco divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (09) mostra que Colatina e mais 62 das 78 cidades capixabas estarão no risco baixo para a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (12). Isso corresponde a 80,76% de todo o Espírito Santo.

Dessa forma, estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e outras atividades econômicas não terão limite no horário de funcionamento, na maior parte do estado.

Apesar disso, eles precisam continuar adotando as medidas de biossegurança, como obrigatoriedade no uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social, para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Nas cidades em risco moderado, como Governador Lindenberg, a única cidade que faz divisa com Colatina que permanece no risco moderado, também não há limite para o funcionamento do comércio, tanto o de rua quanto o de shoppings e galerias. No entanto, bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas só podem funcionar de segunda a sábado, até às 22h, e aos domingos até as 16h.

Atualmente 59 cidades estão no risco baixo para a covid-19 e outras 19 no moderado. Com o aumento do número de municípios na área verde do mapa, consequentemente diminuiu a quantidade de cidades na área amarela. Na semana que vem, serão 15 municípios no risco moderado.

Além disso, o Espírito Santo continuará sem nenhuma cidade classificada no risco alto para a doença — situação que já vem sendo observada nesta semana. A 63ª versão do Mapa de Risco, do governo do Estado, passa a valer a partir da próxima segunda e se estende até o domingo seguinte, dia 18.

MUNICÍPIOS EM RISCO MODERADO

Comércio, Bares e Restaurantes

– Funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, entre outras;

– Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Academias

– Possibilidade de atividades aeróbicas, desde que de maneira individual. A realização de atividades aeróbicas coletivas segue vedada;

– Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

Ensino

– Escolas podem abrir normalmente, para atividades com a presença de alunos, desde que a limitação da ocupação das salas de aula seja de 50% de sua capacidade.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Baixo Guandu, Colatina, Itaguaçu, João Neiva, Linhares, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã.

RISCO MODERADO: Governador Lindenberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido