Colatina se mantém no risco baixo, mas Governador Lindenberg passou para o risco moderado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Pela segunda semana consecutiva, o Espírito Santo terá 72 cidades no risco baixo para a covid-19, entre elas o município de Colatina,  e mais seis cidades no risco moderado. A nova atualização do mapa de risco foi divulgada pelo governo do Estado no final da tarde desta sexta-feira (23).

Alguns municípios, no entanto, tiveram a classificação alterada, conforme os critérios considerados pela matriz de risco, para a elaboração do mapa. Uma das principais cidades do norte do estado, Linhares, por exemplo, passou do risco baixo para o moderado, assim como Boa Esperança e Governador Lindenberg.

Por outro lado, Ecoporanga, Ibitirama e Iúna passaram da área amarela do mapa para a verde. Alegre, Divino de São Lourenço e Mantenópolis continuam no risco moderado.

Além disso, pela quarta semana seguida, o Espírito Santo não tem cidades no alto risco para o novo coronavírus. A última vez que isso aconteceu foi entre os dias 28 de junho e 4 de julho, quando Anchieta e Mantenópolis estavam nessa classificação.

 MENOS RESTRIÇÕES

Com a maior parte do estado classificada no risco baixo, estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e outras atividades econômicas não terão limite no horário de funcionamento nesses municípios.

Apesar disso, precisam continuar adotando as medidas de biossegurança, como obrigatoriedade no uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social, para evitar a disseminação do vírus.

Nas cidades em risco moderado, também não há limite para o funcionamento do comércio, tanto o de rua quanto o de shoppings e galerias. No entanto, bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas só podem funcionar de segunda a sábado, até às 22h, e aos domingos até as 16h.

RESTRIÇÕES PARA LINHARES E GOVERNADOR LINDENBERG

Comércio, Bares e Restaurantes

– Funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, entre outras;

– Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Academias

– Possibilidade de atividades aeróbicas, desde que de maneira individual. A realização de atividades aeróbicas coletivas segue vedada;

– Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

ENSINO

– Escolas podem abrir normalmente, para atividades com a presença de alunos, desde que a limitação da ocupação das salas de aula seja de 50% de sua capacidade.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DE COLATINA E CIDADES QUE FAZEM DIVISA

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Colatina, Itaguaçu, João Neiva, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã.

RISCO MODERADO: Governador Lindenberg e Linhares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular