Maior onda de frio histórica está prestes a atingir o Brasil e Colatina sentirá a queda da temperatura. Confira

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima para os próximos dias noEspírito Santo será de frio intenso. O alerta foi emitido nesta segunda-feira (26) com um perigo potencial para declínio da temperatura maior que 5ºC. Para Colatina e região a temperatura mínima prevista é de 12ºC.

O Climatempo alertou a população para dias de frio no período entre 29 e 31 de julho, mas a tendência é o frio se manter por todo o final de semana em Colatina. Nesses dias, a temperatura mínima ficará em 12ºC e a máxima em 23ºC.

O aviso meteorológico traz três cidades onde o clima terá a maior queda em todo o Estado: Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José dos Calçados.

Apesar de a queda ser intensa em três municípios do estado, a baixa temperatura está prevista para os estados do Centro-Oeste e Sudeste, chegando ao Espírito Santo. 

Segundo o Climatempo, a explicação para a queda drástica da temperatura é que uma forte frente fria avança sobre o Brasil nesta última semana do mês de julho. A frente fria está associada a uma intensa massa de ar frio de origem polar e pode ser a mais forte de 2021 até o momento.

Onda de frio histórica no Brasil

Uma frente fria está se formando no Sul do Brasil e deve trazer chuvas rápidas para o Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira (26), avançando para Santa Catarina e Paraná ao longo dos dias seguintes. Mas o destaque da previsão para esta semana não é a chuva.

Como de costume, antes da passagem de uma frente fria as temperaturas sobem. Neste momento, o tempo está ameno e até mesmo quente em boa parte do Sul e Sudeste. Mas a massa de ar frio que vai entrar no país essa semana mudará completamente este cenário.

A onda de frio intensa atinge o Sul e Sudeste do Brasil e essa semana traz temperaturas negativas, neve, geada e até mesmo chuva congelante.

Trata-se facilmente da onda de frio mais intensa dos últimos anos. De quarta-feira (28) a sábado (31), temperaturas negativas serão registradas em todo o Sul do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas caem para valores abaixo dos 10 graus e há possibilidade de geada na sexta-feira (30).

Há também previsão de neve no Rio Grande do Sul e Santa Catarina por volta da quinta-feira (29), e o frio deve ser tão intenso que chuva congelante se formará em São Paulo, um fenômeno raro no Brasil que muitos paulistas poderão presenciar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido