Com apenas 313mm de chuvas neste ano, estiagem em Baixo Guandu preocupa produtores

É só observar: pastos secos, córregos e rios quase sem água e uma paisagem onde o verde desapareceu mostram que Baixo Guandu vive, em 2021, a pior estiagem dos últimos 80 anos levando-se em conta as chuvas que caíram entre janeiro atė o começo de setembro. A constatação é do escritório local do Incaper, que registra diariamente a quantidade de chuvas tendo como base informações colhidas por um pluviômetro do SAAE.

“O acumulado de 2021 está em 313,8mm de chuvas em Baixo Guandu, um volume de agreste. Amargamos baixa precipitação neste ano. Desde 13 de abril choveu apenas 20mm, tratando-se de um dos piores períodos dentro de um acompanhamento de cerca de 80 anos”, explicou anteontem o extensionista do Incaper Ivan Marcelo Lins Nogueira.

Estes dados, é bom frisar, são das chuvas registradas na sede de Baixo Guandu, podendo haver variação com relação a determinadas áreas do interior, como Alto Mutum Preto, onde tradicionalmente chove mais.

A falta de chuvas já preocupa os produtores rurais de Baixo Guandu, que estão com dificuldades de manter o gado no pasto e irrigar as lavouras. Os córregos do interior estão com nível baixíssimo e todos temem que eles sequem em definitivo, situação que já ocorreu em Baixo Guandu com frequência entre 2014/2017 – período que o município viveu uma seca severa.

Há poucos dias (entre 31 de agosto e 2 de setembro) , uma frente fria trouxe chuva considerável a vários municípios da faixa litorânea do Espírito Santo, com registro de até 80mm num só dia. No mesmo período, choveu apenas 2.8 mm em Baixo Guandu, conforme registro do Incaper.

Em 2020 choveu 1000,8 mm em Baixo Guandu, uma quantidade satisfatória levando-se em conta a realidade local – a média histórica no município fica em torno de 910mm de chuva por ano.

Com apenas 313mm de chuva em 2021, Baixo Guandu pode amargar neste ano uma quantidade de precipitações novamente abaixo da média, embora os meses de outubro, novembro e dezembro sejam considerados “bons de chuva” no município.

ESFALA: informação e foto crédito Folha1 Baixo Guandu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido