Com estação de tratamento pronta desde 2016, esgoto ainda é jogado no Rio Doce em Colatina

Mesmo com a estação de tratamento pronta, dejetos continuam sendo jogados no Rio Doce, em Colatina, A obra foi concluída em 2016, mas ainda não entrou em operação. O Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear), informou que a unidade deve funcionar até o final do ano. 

Segundo informações, existem vários pontos da cidade onde os dejetos caem das manilhas e caem diretamente no rio. São 240 litros de esgoto lançados no Rio Doce em Colatina por segundo.

A estação de tratamento deve começar a operar somente com o esgoto do lado sul da cidade, que abrange a área do centro do município, assim que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), emitir uma licença de funcionamento. Serão tratados pouco mais de 30% da capacidade da unidade, o equivalente a 70 litros por segundo. Para tratar 100% de esgoto de Colatina, segundo o Diretor do Sanear, Nilo Locatelli, ainda são necessários mais investimentos e obras nas redes coletoras.

O QUE DIZ O IEMA  

“O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), informa que fez vistorias no local e expediu ofício solicitando o cumprimento de condicionantes de licença de instalação. Foi realizada ainda, no início de agosto, uma reunião com os requerentes e a equipe técnica para esclarecimentos. No entanto, o Iema aguarda que sejam cumpridas as condicionantes para emitir a licença de operação”, afirma nota.

ESFALA: informação A Gazeta/foto crédito Don Total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido