Operação Mata Atlântica em Pé autua ilícitos em Colatina e mais três municípios capixabas

Representantes dos órgãos e instituições que atuam na defesa do meio ambiente no Espírito Santo apresentaram nesta terça-feira (5) os resultados da Operação Mata Atlântica em Pé 2021. 

O trabalho identificou áreas de mata atlântica desmatadas ilegalmente no último ano e, além de cessar os ilícitos, buscou responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal em áreas de quatro municípios capixabas: Colatina, Linhares, Domingos Martins e Vargem Alta. As autuações em solo capixaba somaram mais de R$ 1,1 milhão, de acordo com o relatório apresentado em entrevista coletiva. 

A operação foi deflagrada em 17 estados brasileiros que integram o bioma Mata Atlântica. Foram vistoriadas 21 localidades no Espírito Santo entre os dias 20 e 30 de setembro. 

A primeira etapa da Operação Mata Atlântica em Pé 2021 foi realizada entre os dias 20 e 24 de setembro nas regiões Noroeste e Norte do Estado, com duas equipes atuando nos municípios de Colatina e Linhares. 

Em Colatina, foram vistoriadas áreas de desmatamento ilegal de Mata Atlântica para conversão em áreas de agricultura. Foram lavradas nove autuações pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em função da identificação de desmatamento irregular de 36,5 hectares de vegetação nativa. 

A operação no Estado foi resultado de uma parceria do Ministério Público Estadual com a Polícia Militar Ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo(Idaf). 

ES FALA: foto ilustrativa / crédito O Eco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido