Chuva retorna a Baixo Guandu e região nos próximos dias, segundo previsão da meteorologia

Baixo Guandu e Aimorés deverão ter mais alguns dias de chuva a partir de hoje até a próxima terça-feira (19/10), conforme estimativa do Climatempo. A previsão é de mais 63mm de chuva nos próximos 5 dias.

No início desta semana, a chuva surpreendeu em Baixo Guandu, com registro de 86mm em apenas 2 dias na sede do município. A média histórica para outubro é de 90mm em Guandu, o que significa dizer que em apenas 48 horas quase atingimos 100% da chuva prevista para o mês.

A chuva chegou em boa hora: de janeiro a setembro havia chovido apenas 313 mm na sede de Baixo Guandu. Agora passamos de 400mm, mas ainda está longe de alcançar, atė dezembro, a média anual de 910mm de chuva no município.

Considerado um dos municípios mais secos do Espírito Santo, Baixo Guandu viveu uma estiagem violenta nos anos de 2014, 2015 e 2016, com média anual em torno de 600 mm de chuva. A chuva melhorou entre 2017/2020, mas em 2021 o município vive de novo o receio de que a média anual dificilmente será alcançada.

Rio Guandu / foto crédito Folha1 Baixo Guandu.

O Climatempo prevê de hoje atė a próxima terça-feira, 63mm de chuva em Baixo Guandu. A meteorologia acertou na previsão do início da semana, quando choveu 86mm e trouxe grande alívio especialmente aos produtores rurais, que enfrentam uma estiagem prolongada.

Alguns córregos do interior já estavam praticamente secos e a água voltou a correr; o rio Guandu também apresentou aumento de volume com as chuvas do início da semana.

ES FALA: informação Folha1 Baixo Guandu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido