Domingo é dia do colatinense conhecer o “Circuito Pereveca”

Depois da inauguração da Rota de São Pedro Frio e dar o pontapé inicial para a Rota das Flores (de Itapina a Santa Joana), neste domingo (17), será conhecido um lugar que mistura sabor caseiro, cultura alemã e muita adrenalina.

A Rota da Pereveca fica na região turística de Boapaba e Baunilha. Um roteiro que mistura tradição culinária com o bolo de rocambole “Pereveca”; turismo de aventura, com as pistas de voo livre e rapel da pedra do Boi; além de muita história e cultura locais.

O primeiro passeio turístico pela região, organizado pela Prefeitura de Colatina, em parceria com a comunidade, está marcado para este domingo, a partir das 7h30.


Circuito Pereveca.

Pereveca

A nova rota faz referência ao pão de origem alemã chamado de Pereveca (Birewegge). É recheado com banana assada, amendoim torrado, especiarias como cravo, canela, noz moscada e cachaça. O distrito de Baunilha é hoje a única região no estado que produz esse pão.


Culinária típica da região

A palavra “Pereveca” ou “Piraveca” é a pronúncia de “Birewegge”, que significa Pão de Pera. A receita original era feita com frutas secas como pera, figos e nozes. Ao chegarem aqui, os imigrantes não encontraram esses ingredientes e fizeram a substituição por banana assada e amendoim. O rum usado também foi substituído por cachaça.

O ponto de partida é na Delícias da Eliane, onde será servido o café da manhã, em Baunilha.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido