Governo Federal libera ferrovia ligando Colatina a Linhares

O Governo Federal recebeu duas solicitações do setor privado para abertura de novas ferrovias no Sudeste, sendo uma da Bahia e uma no Espírito Santo, que vai ligar Linhares a Colatina e tem potencial de transportar milhões de toneladas de carga sólida anualmente.

SETOR PRIVADO

A diversificação dos modais de transporte é uma pauta prioritária desde que Tarcísio Gomes de Freitas assumiu a pasta da Infraestrutura no Governo Federal, dando início impulso à diversificação dos modais de transporte brasileiros.

Com o choque de capital privado na infraestrutura brasileira, os investimentos se multiplicaram, alcançando cifras bem superiores à capacidade de investimento pública.

Considerando apenas investimentos em ferrovias, o Ministério da Infraestrutura (Minfra) já recebeu 21 requerimentos de investidores privados, que somam R$ 83,7 bilhões em aportes.

Com isso, o país pode ganhar 5.640 quilômetros de trilhos, que cruzam 13 unidades da Federação.

Um dos requerimentos protocolados no MInfra é para nova ferrovia com 100 km de extensão, entre os municípios de Colatina/ES e Linhares/ES. A linha férrea será voltada para o transporte de 25 milhões de toneladas por ano de carga de minério de ferro, segundo informações do Minfra.

A pasta de Tarcísio também já recebeu requerimento da Petrocity para construção da “Estrada de Ferro JK”, que terá 1.108 km e ligará Brasília e Barra de São Francisco (ES). A expectativa de investimento é de R $13,5 bilhões.

Além disso, o setor privado já demonstrou interesse em construir outras linhas férreas no ES, como a ferrovia São Mateus-Ipatinga (42 0km) e Presidente Kennedy-Conceição do Mato-Sete Lagoas (610 km).

ES FALA: informação Folga Vitória / foto crédito A Gazeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido