O Governo Federal recebeu duas solicitações do setor privado para abertura de novas ferrovias no Sudeste, sendo uma da Bahia e uma no Espírito Santo, que vai ligar Linhares a Colatina e tem potencial de transportar milhões de toneladas de carga sólida anualmente.
SETOR PRIVADO
A diversificação dos modais de transporte é uma pauta prioritária desde que Tarcísio Gomes de Freitas assumiu a pasta da Infraestrutura no Governo Federal, dando início impulso à diversificação dos modais de transporte brasileiros.
Com o choque de capital privado na infraestrutura brasileira, os investimentos se multiplicaram, alcançando cifras bem superiores à capacidade de investimento pública.
Considerando apenas investimentos em ferrovias, o Ministério da Infraestrutura (Minfra) já recebeu 21 requerimentos de investidores privados, que somam R$ 83,7 bilhões em aportes.
Com isso, o país pode ganhar 5.640 quilômetros de trilhos, que cruzam 13 unidades da Federação.
Um dos requerimentos protocolados no MInfra é para nova ferrovia com 100 km de extensão, entre os municípios de Colatina/ES e Linhares/ES. A linha férrea será voltada para o transporte de 25 milhões de toneladas por ano de carga de minério de ferro, segundo informações do Minfra.
A pasta de Tarcísio também já recebeu requerimento da Petrocity para construção da “Estrada de Ferro JK”, que terá 1.108 km e ligará Brasília e Barra de São Francisco (ES). A expectativa de investimento é de R $13,5 bilhões.
Além disso, o setor privado já demonstrou interesse em construir outras linhas férreas no ES, como a ferrovia São Mateus-Ipatinga (42 0km) e Presidente Kennedy-Conceição do Mato-Sete Lagoas (610 km).
ES FALA: informação Folga Vitória / foto crédito A Gazeta.