Colatina inicia 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Foi aberta oficialmente na última segunda-feira (1°) a segunda etapa da campanha anual de vacinação contra a febre aftosa. Organizada no Espírito Santo pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), a mobilização tem o intuito de imunizar todos os bovinos (bois e vacas) e búfalos e búfalas (bubalinos), independentemente da idade, para manter a sanidade dos rebanhos e garantir o Estado como livre da doença. 

Em Colatina, a expectativa do Idaf é de vacinar cerca de 56 mil animais. O número foi apresentado pelo fiscal estadual agropecuário do escritório em Colatina, Júlio Mendes Galdino. Em entrevista ao Portal de Notícias ES Fala, ele disse estar otimista com o sucesso na campanha, já que na primeira etapa, realizada em maio, o índice de imunização em todo o município bateu os 99,9%. 

O prazo dos criadores para vacinar o rebanho contra a febre aftosa vai até 30 de novembro. Depois, eles terão até o dia 10 de dezembro para comprovar a imunização junto ao Idaf. Segundo Júlio, as declarações poderão ser feitas de forma presencial, pela internet ou por e-mail. 

O produtor que não comprovar a vacinação, estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais, além de não poder transitar e comercializar seus bovinos e bubalinos. 
Em Colatina, o escritório do Idaf funciona na avenida Getúlio Vargas, no Centro. 

FEBRE AFTOSA

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de aftas, principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e também pode se espalhar por consideráveis distâncias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido