Presos de Colatina são beneficiados com saída temporária de Natal

A saída temporária de Natal beneficiou 2.573 presos das penitenciárias localizadas em Colatina, Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Grande Vitória. Conhecido popularmente como saidinha, o benefício é válido por um período de sete dias fora das grades. 

Durante a saidinha, os detentos são proibidos de frequentar festas e sair de casa no período noturno. As liberações tiveram início no dia 2 de dezembro. 

Em Colatina, são quatro penitenciárias, sendo três no Córrego Santa Fé (Centro Prisional Feminino, Centro de Detenção Provisória e penitenciária de Segurança Média) e uma no bairro IBC (Penitenciária Semiaberta Masculina). O benefício de saída temporária é previsto na Lei de Execução Penal. A legislação prevê que presos do regime semiaberto com bom comportamento possam deixar a cadeia cinco vezes ao ano para visitar a família. 

Para obter o benefício, os detentos devem ter cumprido ao menos um sexto da pena, se for primária, e um quarto caso a condenação seja reincidente, a contar da data da prisão. Quem não retornar na data marcada, é considerado foragido e, ao voltar ao presídio, perde o direito ao regime semiaberto. 

No ano passado, as saidinhas foram suspensas por causa da pandemia de coronavírus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido