Se barragem romper em Minas, Rio Doce não poderá ser atingido, como em 2015

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Minas Gerais continuam monitorando a barragem hidrelétrica da Usina do Carioca, localizada na divisa entre Conceição do Pará e Pará de Minas, a cerca de 130 quilômetros de Belo Horizonte. O reservatório de água ameaça se romper. 

Devido ao risco do grande volume de água acumulado atingir os rios São João e Pará, que desaguam no Rio São Francisco, provocando inundações, as autoridades recomendaram no domingo (9) que moradores de áreas ameaçadas em três cidades abaixo da usina deixassem suas casas e buscassem abrigo em lugares mais altos e distantes dos rios.

O Portal de Notícias ES Fala conversou com um integrante do Comitê de Bacia do Rio Doce. De acordo com ele, não há a possibilidade dessas águas atingirem o território capixaba escoando pelo Rio Doce, já que os rios na localidade fazem parte da bacia do Rio São Francisco. Segue chovendo na região e a previsão é de que o clima continue instável pelos próximos dias. A Defesa Civil Estadual de Pará de Minas garante que a barragem está sendo monitorada e que a estrutura não se rompeu. 

BARRAGEM É DE ÁGUA E NÃO DE REJEITOS

Diferente dos casos que ocorreram nas cidades de Mariana (Bento Rodrigues, em 2015 e Brumadinho, em 2019), que eram barragens de rejeitos da mineração, dessa vez, trata-se de um barramento de água. Além disso, caso supostamente ocorra um rompimento, as águas não virão para o Espírito Santo por meio do Rio Doce, como aconteceu em 2015. Isso porque os dois rios que devem escoar a água(Rio Pará e São João) fazem parte do Rio São Francisco.

ES FALA: imagem G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido