Casos de Covid disparam também em Baixo Guandu, com 99 infectados em 7 dias

A exemplo do que está ocorrendo em todo país, os casos da Covid estão também em franca disparada em Baixo Guandu, conforme atestam os boletins oficiais divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nos últimos 7 dias, foram 99 novos casos confirmados, passando de 4285 para 4384 contaminados no município desde o início da pandemia, com registro de 95 óbitos. Nesta segunda-feira, o registro é de 86 casos ativos em território guanduense.

A exemplo do que acontece também no Brasil, a alta de casos sugere presença marcante da variante ômicron, que tem se mostrado menos agressiva que as anteriores. Hoje o registro é de apenas 2 pessoas internadas em hospital, graças especialmente ao avanço da vacinação e também pelo menor poder agressivo da variedade ômicron.

A Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura no antigo SESP e está atendendo a dezenas de pessoas por dia com algum sintoma sugestivo da Covid. Nem os servidores da própria Saúde estão escapando da contaminação: a farmácia básica da Prefeitura teve que reduzir seu horário de funcionamento porque 4 servidores estão afastados por estarem contaminados.

Aglomerações

O guanduense parece pouco preocupado com a Covid e a variante ômicron: os bares continuam lotados neste calor escaldante e as festas de final de semana prosseguem normalmente, incluindo os tradicionais forrós.

Mas as autoridades de saúde continuam pedindo cuidado, com o uso de máscaras no trânsito pela cidade e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Como é grande o número de vacinados em Baixo Guandu (70% com duas doses) e a agressividade menor da ômicron já foi constatada, a preocupação parece menor, mas estes fatores não impedem que a doença se agrave e seja necessário a hospitalização, com desfecho que pode ser trágico.

ES FALA: informação Folha1 Baixo Guandu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido