Ao tomar posse, novo Bispo de Colatina beija os pés de indígena e visita presídio

O novo Bispo da Diocese de Colatina, don Lauro, ao tomar posse na manhã desta quarta-feira (2), na Catedral da cidade, beijou os pés de um indígena da aldeia de Aracruz.

A seguir, o líder católico voltou-se para o indígena, que estava ao seu lado e de frente para o altar, e falou: “Então, querido irmão Antônio Carlos, eu gostaria que você recebesse esse gesto, dirigidos a todos os povos originários e a todos os sofridos. Somos chamados a lavar os pés uns dos outros, sermos servidores uns dos outros. O episcopado não é uma honraria, é um serviço”.

“Hoje a Igreja de Colatina recebe e toma posse do seu quarto bispo. Claro, estou tomando posse canônica, mas vocês tomam posse da minha vida, do meu ministério. Aqui estou para servir e amar com alegria”, afirmou don Lauro em sua homilia. 

VISITA AO PRESÍDIO

O novo bispo da Diocese de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, visitou a Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL), já no primeiro dia de seu bispado. Recepcionado pelo Diretor da Unidade Prisional, Geleia Bragato, e por sua equipe, o bispo ficou cerca de duas horas no local e levou palavras de conforto e esperança aos servidores e também aos cumpridores de pena. 

Na ocasião, ainda, foi apresentado ao bispo todo o funcionamento da PSMECOL, desde a atuação da segurança até os projetos e trabalhos ofertados aos apenados, que envolvem atividades laborais (voluntárias ou remuneradas), artesanais e educacional (níveis fundamental, médio, superior e pós-graduação).

 

Diretor da Unidade Prisional, Geleia Bragato, recebe dom Lauro e membros da Pastoral Carcerária

“Receber uma autoridade religiosa da importância e do tamanho do bispo Dom Lauro Sérgio, foi um momento marcante e cheio de muita emoção. Esse envolvimento e apoio religioso são essenciais no processo de ressocialização das pessoas presas, pois provoca reflexão, arrependimento e mudança” (Antonio Junca Bragato –  Geleia – Diretor da Penitenciária de Segurança Média de Colatina). 

Estiveram presentes também na visita o padre Marinaldo Serafim e os membros da Pastoral Carcerária, a Sra. Joselita Morcelli e o Sr. José Maria Toso.

ES FALA: imagens créditos Diocese de Colatina e Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL)

  

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido