Funcionários da Prefeitura de Colatina ocupam 13,5% dos empregos formais do município. Conheça os percentuais das cidades vizinhas

Nos 78 municípios do Estado do Espírito Santo os empregos formais, um grande percentual é ocupado pelos funcionários das respectivas prefeituras. Em alguns municípios os empregos formais ocupados por funcionários das administrações públicas ultrapassam 50%. Isso quer dizer que se houver mil trabalhadores em uma cidade, por exemplo, mais de 500 baterão ponto no executivo municipal.

Em Itaguaçu, a prefeitura abriga 55,8% dos trabalhadores da cidade. O município lidera a lista com o maior poder empregador de todas as cidades que fazem divisa com Colatina.

Os dados são de um estudo realizado pelo Núcleo de Avaliação de Tendências e Riscos do Tribunal de Contas do Estado (TCES). No levantamento foram levados em conta os anos de 2018, 2019 e 2020.
Ainda em relação aos números, pode haver que em alguns locais, principalmente em 2020, em maio à pandemia de Covid-19, ocorreu uma redução dos empregos formais, em algumas cidades.

Segundo economistas, o fato de uma prefeitura ser a maior empregadora de uma cidade não é positivo. Indica uma economia pouco pujante no setor privado, levando à falta de ações no trabalho, ou a ausência de mão de obra qualificada.

VEJA O QUANTO SERVIDORES MUNICIPAIS DE COLATINA E REGIÃO REPRESENTAM NA FORÇA DE TRABALHO DE SUAS CIDADES

– Baixo Guandu: 34,1%

– Colatina: 13,3%

– Governador Lindenberg: 51,5%

– Itaguaçu: 55,8%

– João Neiva: 26,0%

– Linhares: 17,5%

– Marilândia: 28,6%

– Pancas: 53,9%

– São Domingos do Norte: 41,2%

– São Roque do Canaã: 22,7%   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido