Defensoria 4.0: atendimento de família via chat chega à Colatina

Os moradores de Colatina podem ter suas ações da área de família feitas por meio do chat da Defensoria 4.0 disponível no site www.defensoria.es.def.br serviço está disponível desde hoje (14) e abrange os pedidos de pensão alimentícia, quando as partes são o pai, mãe e filhos; solicitações de pagamento de pensão em atraso (execução de alimentos) e ações de divórcio quando não há filhos e bens envolvidos.

O atendimento por meio do chat é feito pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), um dos pilares da Defensoria 4.0, projeto criado a partir do Planejamento Estratégico 2019-2023. O serviço foi lançado em outubro de 2020, com atendimento nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. Em 2021, foi ampliado para Mimoso do Sul. A ideia é que até 2023, todos os municípios de atuação da Defensoria Pública contem com o atendimento por meio do chat.

De acordo com o defensor público-geral, Gilmar Alves Batista, como a demanda de família é muito grande na Defensoria Pública, e algumas são ações com menor complexidade jurídica, o atendimento por meio do chat veio como solução para evitar filas e acelerar o acesso do cidadão à justiça.

“A Central de Atendimento é parte de um projeto institucional importante, pois, além de acelerar os processos de menor complexidade jurídica, permite que a Defensoria Pública gerencie melhor os seus recursos internos”, afirma o defensor geral.

Em 2021, o serviço registrou 68.840 atendimentos. Pedidos de pensão alimentícia, execução de alimentos e divórcio foram os mais frequentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido