Os postos de combustíveis, não só de Colatina, mas de todo o Brasil, devem modificar a forma como os preços dos produtos são expostos ao consumidor até este sábado(7). As medidas serão implementadas após a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelecer nova regra que deve valer para todo o País. As mudanças visam tornar mais prática e direta a visualização dos valores dos combustíveis para os consumidores.
Atualmente, os preços são exibidos com três casas decimais após a vírgula, assim, com as modificações, passarão a ser mostrados com duas casas decimais, tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras. Porém, nas bombas, a ANP irá consentir que o terceiro dígito seja mantido, desde que seja “zero” e fique travado no momento do abastecimento”, divulgou a ANP em nota.
Após o prazo imposto pela ANP para que os postos se adequem à resolução, o Procon Municipal deve iniciar o trabalho de monitoramento. Segundo Alcenir Coutinho, coordenador do órgão em Colatina, sua equipe vai se organizar para a fiscalização, a fim de verificar se foi cumprida a determinação.
Verdade é que, com os preços dos combustíveis já inflacionados como estão, tanto o arredondamento feito para cima quanto para baixo não deve impactar em nada nos bolsos dos consumidores finais nem do caixa dos postos.















