Militares participam de curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã em Colatina

Foi realizada esta a cerimônia de abertura do curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã. A formação é oferecida pelo Governo do Espírito Santo aos membros dos Conselhos de Segurança (Consegs) e lideranças comunitárias do Estado. O encontro aconteceu no auditório do SEST/SENAT, em Colatina, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

Estão participando das aulas presenciais e online integrantes da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e Penal, membros do Conselho Municipal de Segurança (Conseco) e outras lideranças. Em Colatina, as palestras serão ministradas até o dia 03 de junho.

Na abertura do encontro, o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Sandro Roberto Campos, elogiou a atuação dos conselheiros comunitários de segurança e lideranças comunitárias nas discussões sobre a segurança pública do Estado. “Segurança pública se constrói com a participação de todos. As lideranças comunitárias, principalmente, devem participar de forma mais efetiva no processo de construção das políticas de segurança pública de sua cidade”, destacou.

Dando continuidade, o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira, realizou a palestra “O papel dos Consegs no Programa Estado Presente”, e explicou que “Segurança pública é um assunto muito complexo que deve ser resultado da interação do indivíduo, da sociedade em geral e do Estado, incluindo as forças de segurança”.

O curso será ofertado no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas. O corpo docente é formado por professores especialistas em diversas áreas, que vão abordar conteúdos relativos à segurança cidadã, direitos humanos, atuação do terceiro setor, gestão integrada de segurança pública, teorias criminais, entre outros. A capacitação é gratuita e aberta aos membros dos conselhos de segurança, lideranças comunitárias e pessoas ligadas ao tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido