Vai viajar? Especialista em mecânica de Colatina alerta sobre os cuidados com o veículo no frio

Por conta do clima mais frio, poucas pessoas sabem, mas os carros também sofrem com as baixas temperaturas. Quem usa álcool no veículo, por exemplo, já fica ciente que ele começa a dar aquelas “engasgadas” pela manhã e é aí que os mecânicos chamam a atenção dos motoristas para os cuidados com alguns ítens, a fim de garantir um bom funcionamento.

Profissional na área de mecânica há 18 anos e proprietária da Oficina União, no bairro Fioravante Marino, Jaciara Caletti Rossi disse que é bom ficar atento a alguns cuidados especiais com o automóvel.

PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: “Quando o motorista notar que o tempo vai mudar, ficar mais frio, o ideal é conferir o reservatório de gasolina?”

JACIARA: “Na verdade, os carros mais modernos atualmente já vem de fábrica com o sistema de partida a frio. Eles injetam gasolina. Só que o certo não é colocar muita gasolina. Como Colatina é uma cidade quente e difícil de fazer frio, bem raro, essa gasolina acaba apodrecendo com o tempo no reservatório”.

PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: “O que dá fazer de prevenção para não ser pego desprevenido, além da questão do combustível no reservatório? Dar uma olhada nas velas, por exemplo?

JACIARA: “Olhar vela, olhar cabo, tubo de combustível e tentar abastecer num posto que dá menos problema”.

PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: “Aquele costume de ligar o carro, deixar “esquentando”, sair para tomar um café e voltar. Isso é fato ou boato? É legal fazer isso ou não?”

JACIARA: “É mito. Não precisa deixar o carro “esquentando”. O veículo funcionou, já pode sair com ele, sem problemas”.

OUTROS CUIDADOS ESPECIAIS

A bateria tem mais chances de arriar

Um dos problemas que um carro pode apresentar quando está frio é a bateria arriada. Isso tem mais chances de acontecer porque deve ocorrer uma reação química dentro da bateria para que ela forneça energia. Com a temperatura mais baixa, é mais difícil que a reação se dê. Além disso, o carro também tem mais dificuldade para funcionar no frio. 

Ar-condicionado do carro deve ser ligado até no frio

Deixar de usar o ar-condicionado do carro no frio é o que a maioria dos motoristas faz. Com um clima fresquinho lá fora, não há necessidade do equipamento que, além do mais, aumenta o consumo de combustível. Porém, o ar-condicionado não pode ser completamente abandonado enquanto durar o frio.

A razão é por ele ser composto por algumas peças móveis, mangueiras e componentes, que precisam de lubrificação. Se ele ficar parado por muito tempo, essas peças se danificam e pode ocorrer o vazamento do gás do ar-condicionado.

Da mesma forma que pensamos nos agasalhos apenas quando as temperaturas caem, só nos lembramos de que, no frio, o carro precisa também de cuidados especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido