Petrobras batiza novo navio com nome da cidade de Colatina

A Petrobras confirmou nesta última semana a chegada ao país de uma nova embarcação que foi construída para reforçar a frota de navios mais sustentáveis para alívio das plataformas de petróleo operadas pela empresa. Além da novidade tecnológica e de operação, chama atenção que o nome escolhido para o navio-tanque se refere a Colatina, uma das maiores cidades do Espírito Santo: trata-se do Suezmax DP2 Eagle Colatina.

O nome foi escolhido pela operadora de navios-tanque AET na Coréia do Sul. Esse é o primeiro de três tanques Suezmax de posicionamento dinâmico (DP2) construídos para a Petrobras com base em acordo assinado em 2020. A estrutura tem capacidade de transportar 50 mil toneladas de derivados, como gasolina e diesel.

CONHEÇA

O “Eagle Colatina” tem classificação DNV e é equipado com bombas de carga de acionamento de frequência variável acionadas por eletricidade e propulsores de alta potência para maior eficiência de combustível. A embarcação ecoeficiente também é equipada com dispositivos de economia de energia para maior eficiência de propulsão.

Com porte bruto de 155 mil toneladas de deadweight, o Eagle Colatina, que atracou no Porto do Rio de Janeiro, é construído com tecnologias ecoeficientes e contribuirá para a redução da emissão de carbono no transporte marítimo, além de reforçar a frota de navios aliviadores em momento estratégico para a companhia, agregando segurança operacional, confiabilidade e valor às operações de offloading da Petrobras.

O navio-tanque DP2 “Eagle Colatina”, considerado ecologicamente correto e altamente eficiente, foi construído no estaleiro Samsung Heavy Industries (SHI) em Geoje, Coréia do Sul. Após ser entregue à AET, agora é passado à Petrobras para iniciar suas operações em poucas semanas, juntando-se a outros seis DPSTs que a AET já opera para a empresa brasileira.

Além do Eagle Colatina, a Petrobras receberá mais duas embarcações sustentáveis para sua frota de navios aliviadores – o Eagle Cambe e o Eagle Crato, que serão entregues até o final deste ano.

NAVEGAÇÃO DO “COLATINA”

“Estes navios atuam nas operações de cabotagem, importação, exportação e alívio de plataformas em águas profundas e ultra profundas na costa brasileira, realizando o transporte de petróleo e derivados como o diesel, gasolina e óleo combustível”, diz comunicado da Petrobras.

A empresa ainda explica que “a diferença está nas tecnologias aplicadas na construção destes navios, com equipamentos e motores desenvolvidos para auxiliarem na economia de energia e no design aprimorado, que permite reduzir o peso da embarcação e a resistência na água”.

MAIS ENTREGAS

Outros dois “navios irmãos” da “Eagle Colatina” estão em construção no estaleiro SHI na Coreia do Sul e serão entregues ainda este ano.

O navio-tanque DP2 de 155.000 DWT foi construído de acordo com os requisitos técnicos da Petrobras. De acordo com a AET, o navio-tanque vai operar de acordo com os mais altos padrões ambientais operacionais, incluindo total conformidade com os requisitos de emissão de NOx Tier 3 e SOx da IMO.

A AET tem outros três navios-tanque DP2 em construção também para serem entregues em 2022, dois deles para a Petrobras, o que elevará a frota de DPST da empresa para 17, incluindo 13 operando no offshore brasileiro.

ES FALA: imagem crédito Petrobras.

28 respostas

    1. Princesa do Norte kkkkkkkk, inventaram o Noroste do Estado pra Colatina sair da aba de Linhares deixar de ser asegunda cidade do Norte…
      Agora pertence ao Noroeste ,então deixou de ser a Princesa do Norte, primeiro ele vai navegar aqui em Linhares e depois vai pra Colatina. Kkkkkkkkkkk não sei como.
      Brincadeiras a parte, uma bela homenagem a cidade de Colatina.

  1. Ótima homenagem aliada ao desenvolvimento e crescimento da região Noroeste do estado do Espírito Santo (Merecida).

  2. Parabéns , Colatina !!! Cidade fácil de ser amada !! Linda escolha e merecidamente !! Anfitriã dos italianos , que a escolheram como sua nova morada ! Povo gentil e acolhedor !!!! Saudades, desse solo em que pisei , com muito orgulho !!! Viva COLATINA – ES !!!

  3. Gratidão por ver o nome de nossa princesa do norte navegando por esses imensos mares! Amo essa cidade ! Parabéns princesa!

  4. Parabéns Colatina!! Quanto orgulho!!! Homenagem linda, gentil e amabilíssima!!! …….”Recordarei, o teu céu cor de anil. Teus bairros, sentinelas a velar, Teus rios mansamente a deslizar”……….
    Agora o navio Eagle Colatina deslizará mansamente pelos oceanos de cores anis.

  5. Está na hora de construirmos estes navios aqui no Brasil, para gerar mais empregos.
    Como capixaba fico feliz de ver a cidade de colatina em um grande projeto desse.

  6. Feliz por minha terra natal ser homenageada seu Colatina em um navio cargueiro, uma história viviada aos meus 11 anos de vida parabéns Colatina E.S. Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido