Pesquisa Ipec: Casagrande lidera com folga para o Governo do Estado

A dez dias da eleição, uma nova pesquisa eleitoral feita pelo Ipec a pedido da TV Gazeta, divulgada nesta terça-feira (22), mostra que o atual Governador Renato Casagrande (PSB), oscilou de 56% para 53% das intenções de votos dos eleitores. Ainda assim, ele lidera com grande vantagem a disputa ao Governo do Estado.

Na sequência aparece o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que oscilou de 19% para 18%. Ambos os candidatos tiveram variação dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (REDE) e o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD), que antes tinham 5%, agora têm 7% cada um. Capitão Vinícius Souza (PSTU), foi mencionado por 1% dos entrevistados, contra 3% na pesquisa anterior.

O ex-secretário da Fazenda de Vitória, Aridelmo Teixeira (NOVO), e Claudio Paiva (PRTB), que antes eram mencionados por 1% dos eleitores, nesta rodada não atingiram 1%.

Entre os eleitores entrevistados, 7% votariam em branco ou anulariam o voto, contra 5% da pesquisa anterior. Outros (8%) estão indecisos (antes eram 6%). Os percentuais se referem a pesquisa estimulada, quando uma lista com os nomes é apresentada ao entrevistado.

VOTOS VÁLIDOS   

Considerando apenas os votos válidos, que exclui as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, Casagrande tem 61%, um ponto a menos que na pesquisa anterior. Manato segue com 21% e Guerino e Audifax com 8% cada um (antes tinham 6%). Capitão Vinícius Souza oscilou negativamente de 3% para 1%.

Como esta pesquisa tem a mesma metodologia da anterior, publicada em 2 de setembro, elas podem ser comparadas entre si. Assim, é possível ver o avanço ou queda das intenções de voto de cada candidato, o que não era possível com os levantamentos anteriores.

PESQUISA REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL  

A pesquisa eleitoral TV Gazeta/Ipec foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, com 800 entrevistados em 29 municípios. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para a entrevista de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o protocolo ES-08455/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo BR-08282/2022.

ES FALA: informação A Gazeta.

Uma resposta

  1. O competente governador Casa Grande tem feito, como sempre, um brilhante trabalho à frente do governo do estado, destacando-se como um gestor público produtivo e eficiente, que caminha e trabalha do lado do povo, desempenhando com competência e dedicação o seu mister sempre em benefício do povo, no seu firme propósito de fazer do Espírito Santo um estado cada vez mais próspero e melhor para o seu povo.

    Conforme mostra a pesquisa em pauta, parece estar se desenhando um resultado muito próximo do de 2018, quando Casa Grande foi eleito no primeiro turno com cerca de 55% dos votos válidos contra 27% de Manato.

    Pela excelente e eficaz gestão, mais do que merece sua reeleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido