Vídeo: colatinense tem conta do Instagram invadida por hacker

O golpe por meio da mídia social quase provocou prejuízo para uma mulher, no bairro São Pedro, em Colatina. O fato aconteceu justamente no Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira, dia 8 de março.

Sàmara Moura Caciono., de 23 anos, relatou na Delegacia de Polícia Civil que teve sua conta da rede social Instagram invadida por hackers. Segundo ela, os seus dados de acesso foram alterados e, por isso, ela não conseguiu mais entrar em seu perfil. Disse também que utiliza o perfil dela para fins comerciais.

Com medo de que o estelionatário realize transferências bancárias em seu nome, ela contou à polícia que fez o bloqueio e alertou seus seguidores sobre o golpe. Não informou, porém, se alguém chegou a fazer transferência.

Vale destacar que é importante fazer o boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa desenvolver uma investigação criminal e tentar chegar ao autor imediato daquele crime.

Sámara Moura Caciano/imagem acervo familiar

Instagram

O Instagram afirma  que “faz uso de sistemas sofisticados para detectar e impedir a ação de indivíduos mal intencionados antes que eles obtenham acesso a contas e disponibiliza recursos de segurança para ajudar a proteger os usuários”. Além disso, a empresa reforçou a importância de desconfiar de publicações que oferecem bens e serviços por preços baixos  e orientou os usuários “que denunciem através do aplicativo publicações e contas que considerarem suspeitas”.

CRIME

A pena para hackers vai de 1 a 4 anos de prisão, com agravante para casos onde há prejuízo econômico, além de multa.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido