Equipe da PRF aborda veículo e suspeito é detido por caça ilegal, em Colatina

Em uma operação de fiscalização realizada no dia 28 de setembro de 2023, por volta das 17h30, na BR 259, quilômetro 71, em Colatina, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um veículo Fiat/Uno Mille Fire Flex de cor branca com placas do Espírito Santo. O condutor do veículo, ao perceber a presença da equipe da PRF em um bloqueio viário policial, parou bruscamente o veículo no acostamento e se dirigiu rapidamente para uma área de mata nas proximidades.

Durante a abordagem, os agentes da PRF observaram que no banco traseiro do veículo havia gaiolas cobertas por um pano branco. Questionado sobre o conteúdo das gaiolas, o condutor informou que nelas estavam cinco pássaros da espécie “coleiro” e que os havia capturado recentemente usando um alçapão próximo ao local da abordagem.

Uma inspeção mais detalhada no interior do veículo confirmou a presença das aves em duas gaiolas, com quatro delas em uma e uma única ave em outra. Todas as cinco aves pertenciam à espécie comumente conhecida como “coleiro papa-capim”. Os animais estavam desprovidos de anilhas de identificação e não possuíam registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Além disso, foi encontrado um pequeno alçapão de madeira, que o condutor admitiu ser utilizado para a captura das aves.

O suspeito, ao ser questionado sobre os animais e sua atividade, alegou possuir um viveiro de aves dessa espécie em sua residência e confessou que frequentemente caça na região mencionada.

Diante dos fatos, tanto o envolvido quanto os cinco pássaros, as gaiolas e o alçapão foram encaminhados às autoridades do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Colatina/ES. Lá, seriam tomadas as medidas legais cabíveis em relação à captura ilegal das aves e a posse do alçapão, em conformidade com a legislação ambiental vigente.

ES FALA: imagem ilustrativa/crédito redes sociais

Uma resposta

  1. Essas pessoas que prendem passarinhos em gaiola devem ser presas também … Talvez assim aprendam que ficar enjaulado é ruim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido