Governo do Estado: óculos de graça à partir desta segunda (15) para usuários do SUS de Santa Teresa e mais 22 municípios

A partir desta segunda-feira (15), o Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, dará início à distribuição de órteses oftalmológicas, como óculos de grau, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes na região Metropolitana de Saúde. O serviço é parte do Programa de Órtese Oftalmológica da Secretaria da Saúde (Sesa) e visa melhorar a qualidade de vida dos beneficiários do SUS.

Segundo Heber Lauar, superintendente da regional de Saúde Metropolitana, os 23 municípios que compõem a região serão contemplados com o programa. Os usuários interessados devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência munidos dos documentos necessários para iniciar o processo de obtenção dos óculos.

Após a entrega dos documentos na UBS, as secretarias municipais de saúde encaminharão os registros ao CRE Metropolitano para análise. Uma vez aprovados, os agendamentos serão realizados e comunicados aos usuários pela UBS, indicando o dia e horário para receber os óculos no CRE Metropolitano.

Para receber os óculos, o usuário deve comparecer ao Setor de Órtese e Próteses, localizado no 1° andar do CRE Metropolitano, dentro da Unidade de Oftalmologia, portando os documentos originais solicitados.

Documentos Necessários:

  • Receita de óculos fornecida por médico oftalmologista do SUS, datada de até um ano;
  • Original do Cartão SUS, RG e CPF;
  • Comprovante de residência em nome do paciente, acompanhado de declaração simples do proprietário em casos de moradia em nome de terceiros;
  • Dois números de telefone para contato;
  • Certidão de nascimento ou RG da criança/adolescente e RG do responsável, se aplicável;
  • RG do responsável em casos de pessoa com deficiência.

Com a implementação do Programa de Órtese Oftalmológica, a Superintendência Regional de Saúde visa facilitar o acesso dos beneficiários do SUS a óculos de grau, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social na região Metropolitana de Saúde. Os interessados devem se informar na UBS de referência e providenciar os documentos necessários para participar do programa.

2 respostas

  1. Em Colatina já existe esse programa a algum tempo, e atende toda nossa região noroeste. Só não é divulgado pelas autoridades públicas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido