O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, revelou que a transição de governo na cidade foi marcada por desafios inesperados. Segundo ele, o ex-prefeito Bruno Marianelli não exonerou cerca de 300 cargos comissionados ao final de sua gestão e ainda realizou novas nomeações, incluindo de secretários, no último dia de seu mandato. A declaração foi dada durante uma entrevista concedida na última sexta-feira (3) a uma emissora de rádio da capital.
Scaramussa destacou que a atual administração “herdou” centenas de servidores em cargos de confiança da gestão anterior, o que tem dificultado o início de sua gestão. “Hoje, só na Educação, estamos falando de mais de 300 cargos. Não são servidores em designação temporária (DTs). Para os DTs, formalizamos um pedido de renovação durante a transição. Na Saúde, fizemos o mesmo pedido, incluindo a permanência de todos os comissionados no Hospital Geral da cidade para manter a ordem. Mudamos a diretoria no dia seguinte, mas ainda há diversos cargos de coordenação, assistente técnico e administrativo, muitos na Educação e em outras áreas da prefeitura, todos mantidos pela gestão anterior (derrotada nas urnas)”, afirmou o prefeito.
Lucas Scaramussa detalhou que a situação é ainda mais delicada em cargos de alto escalão, como assessores especiais e diretores. “Há cargos comissionados de direção e assessores especiais de gabinete, por exemplo, que foram mantidos. Isso cria uma situação complexa, porque você chega ao ambiente de trabalho e muitos estão ali apenas para observar e sabem que não fazem parte do novo modelo de governança. É uma situação que eu ainda não tinha visto. Estou lidando com muita serenidade, tratando o caso com cuidado, conversando com todos, explicando, e aproveitando aqueles que naturalmente podem ser mantidos, com habilidade para conduzir isso”, acrescentou.
Para o prefeito, a questão pode ter ligação com a gestão orçamentária da administração anterior, que está sendo investigada. “Pode ser que tenha sido uma questão orçamentária, e estamos investigando isso agora. Vamos agir com austeridade. Mas, sem dúvida, isso dificulta o início da gestão e o rearranjo inicial da máquina pública”, explicou.
Scaramussa também ressaltou que tem conduzido o processo de exonerações com tranquilidade e diálogo. “Passei um dia conversando com as pessoas que serão exoneradas, lidando com essa situação com tranquilidade. Muitos já sabem, e alguns até me procuram dizendo: ‘Eu nem entendi’. Muitos estão, inclusive, pedindo exoneração por conta própria e afirmam: ‘Eu nem precisava fazer isso. Entendo que há outras pessoas para contribuir, que pensam e que ajudaram a construir um plano de governo com o qual eu não me conectei, que eu não construí’. Estou conduzindo tudo isso com muita austeridade”, concluiu o prefeito.














