O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira (14) uma portaria com a lista de municípios brasileiros que terão o sinal de TV analógica desligado até 30 de dezembro de 2024. No Espírito Santo, 18 cidades foram incluídas na nova etapa de transição para o sistema digital Entre elas, nove cidades do Norte e Noroeste do ES. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União.
Segundo a portaria, as emissoras de rádio e TV outorgadas (ou seja, com autorização do governo para operar) e que ainda não têm canal digital definido deverão informar ao Ministério, até 30 de setembro, se desejam continuar transmitindo com tecnologia digital.
Entre os municípios do Norte e Noroeste do ES que passarão a ter apenas sinal digital até o fim do ano estão:
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Colatina
- Conceição da Barra
- João Neiva
- Linhares
- Montanha
- Nova Venécia
- São Mateus
O que muda para os moradores?
A partir do desligamento do sinal analógico, as transmissões da TV aberta estarão disponíveis apenas em formato digital, que oferece imagem e som de melhor qualidade. No entanto, isso também exige equipamentos compatíveis. Quem ainda utiliza televisores antigos precisará adquirir um conversor digital ou substituir o aparelho por uma TV com tecnologia digital embutida.
Para famílias de baixa renda, o governo oferece a possibilidade de solicitar gratuitamente um kit com antena e conversor digital. O pedido pode ser feito pelo site sejadigital.com.br.
A mudança segue o processo de digitalização da televisão brasileira, que teve início nas capitais e agora chega de forma definitiva a municípios do interior.














