35 municípios do ES estão em alerta e podem ter surto de dengue, chikungunya e zica. Colatina está na lista

De acordo com informações do Ministério da Saúde, 35 municípios do Espírito Santo estão em alerta e podem ter surto de dengue. A situação mais preocupante é a das cidades de Barra de São Francisco e Pedo Canário, que encontram-se em situação de risco.

Em todo o Brasil, novecentos e noventa e quatro apresentam alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e podem registrar surtos de dengue, zika e chikungunya. O número, de acordo com informações do Ministério da Saúde, representa 20% das 5.214 cidades que realizaram algum tipo de estudo que classifica o risco do aumento de doenças causadas pelo vetor.

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 revela que a incidência de casos de dengue no país entre janeiro e março subiu 339,9% em relação ao mesmo período de 2018.

Além da situação de risco, o estudo identificou 2.160 municípios em situação de alerta e 1.804 com índices considerados satisfatórios. O ministério alertou para a necessidade de fortalecer ações de combate ao mosquito, mas avaliou que, mesmo com o aumento de casos de dengue, a taxa de incidência está dentro do esperado para o período e o país não está em situação de epidemia. O Ministério da Saúde admite, entretanto, que podem haver epidemias localizadas de dengue em alguns municípios.

A cidade de Colatina está na lista do Ministério da Saúde, mas outras cidades ao redor de Colatina também estão na lista, são elas:  Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Baixo Guandu e Itaguaçu

Fonte: Portal Linhares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido