Colatina poderá ter o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Não sendo mais necessário levar os corpos de vítimas para Vitória

O deputado estadual, Delegado Danilo Bahiense (PSL), atual presidente  da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembléia |Legislativa do ES , apresentou indicação ao Governo do Estado para implantar o Serviço de Verificação de Óbitos(SVO) junto aos Serviços Médicos Legais (SML), de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

O parlamentar destacou que a adoção dessa estrutura  junto ao SML,utilizando médicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), tende a aprimorar o serviço de liberação de corpos tanto de vítimas de mortes violentas quanto de mortes naturais, não sendo mais necessário  levar os  corpos de vítimas  para Vitória para tais liberações.

De acordo com o parlamentar os Serviços de Verificação de Óbitos fizeram 3.700 atendimentos no ano passado, enquanto quer o Departamento Médico Legal  e os SMLs fizeram 3.873 ações, em geral.

Certamente, diz o parlamentar, os profissionais  da Sesa são habilitados  e o trabalho em conjunto só tende a melhorar o serviço para quem precisa liberar o corpo de um ente querido num momento tão difícil.

O quadro da Polícia Civil prevê que 78 médicos legistas trabalhem, no entanto, há somente 38. Quanto aos auxiliares  de perícia médico legal, o regimento aponta 99 cargos, só que somente 33 estão ocupados. Os SMLs  de Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim,por vezes, ficam desfalcados, havendo situações em que faltam médicos.

O tema já foi discutido com o Governador Renato Casagrande,em encontro no Palácio Anchieta.

Na ocasião o governador disse ao deputado Danilo Bahiense que pretende implantar a ideia e que  estuda equiparar o salário dos médicos  legistas com o dos profissionais da Sesa.

O vencimento base do médico da PCES é de 5.100  reais, enquanto  o piso  de um profissional  médico da Secretaria de Estado da Saúde é de 7. 752, chegando a 11 mil, com as gratificações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido