Após décadas Colatina poderá ter novamente terminal de ônibus circular. Conheça as possíveis modificações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Depois de muitos anos, Colatina poderá ter novamente um terminal de ônibus para que a população tenha mais conforto no embarque e desembarque.

Por duas décadas o colatinense teve um terminal no centro de cidade, ao lado da Praça Municipal. O ambiente era exclusivo para os passageiros e ali centralizava todas as linhas de ônibus do município. O ambiente era coberto e protegia os passageiros do sol e chuva. 

Com o fim do terminal os pontos foram relocados, em sua quase maioria, nos mesmos lugares que estão até os dias de hoje. Com a distribuição dos pontos, em muitos lugares não teve mais a cobertura, e consequentemente a proteção do sol e da chuva, causando desconforto que perdura até os dias de hoje.  

A Prefeitura de Colatina faz estudos de viabilidade para que antiga área da Estação Ferroviária,na Praça Sol Poente, possa ser utilizada como Terminal de Ônibus.

Esse estudo está sendo executado em parceria com o Consórcio Noroeste, que reúne as principais empresas de ônibus do município. A análise envolve a parte estrutural e jurídica do projeto.

Prefeitura e Consórcio estão analisando a viabilidade jurídica junto a Procuradoria do município. O uso do espaço poderá ser concedido por meio de concessão por tempo determinado, com o Consórcio Noroeste fazendo as adequações necessárias para o pleno funcionamento do espaço.

O Projeto em estudo tem ampla probabilidade de execução, pois segundo informações extra-oficiais as partes envolvidas ,Prefeitura de Colatina e Consórcio Noroeste, acreditam que a utilização do espaço com esse objetivo trará mais qualidade na prestação do serviço e bem estar para os passageiros.

Caso cheguem a um denominador comum, o projeto consiste na utilização da antiga Estação Ferroviária adaptada para servir a população como terminal dos circulares da cidade.

O projeto seria alargar a passagem interna da Praça Sol Poente. Com isso haveria uma rua paralela à Av. Ângelo Giuberti, que entraria na praça  e sairia na Avenida Delta. O embarque e desembarque  ocorreria pela parte interna da antiga Estação Ferroviária. 

Os pontos seriam relocados para a  antiga estação; seriam reunidos os pontos do INSS, Pronto Socorro, Catedral, Sol Poente. O local seria estruturado com cadeiras para que  os usuários do transporte público municipal possam ter mais conforto, acessibilidade e segurança. Outro ponto fundamental da modificação seria mais vazão e fluidez  do transito.  

Reuniões seguem sendo feitas, e em breve será informado se haverá ou não a viabilidade que unirá os quatro principais pontos do centro da cidade em um só local.

7 respostas

  1. Seria excelente, até mesmo porque essa antiga estação está sendo usada por poucas salas e a maioria do espaço por moradores em situação de rua!!!

  2. Qual a necessidade de um terminal? Vão querer extinguir os pontos do Lavagnoli, Catedral, Iate, Delta, etc, obrigando as pessoas irem a pé até o terminal??

    1. É uma boa ideia desde que não extingue os pontos mais próximos pois será dificultoso para muitas pessoas, caso vá para outro bairro desça no terminal e pegue o ônibus de retorno para seu bairro. Assim que funciona em Vitória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular