Fake News faz população entrar em contato com a Prefeitura de Colatina

Circulado nas redes sociais uma mensagem sobre o uso de sal e de cloro nos ralos como se fosse indicação da Vigilância Sanitária de Colatina, o fato é que notícia é falsa. A mensagem dizia que : a “Vigilância Sanitária pede como medida de segurança, colocar meio copo de cloro, 2 x na semana, em todos os ralos que tiver em sua casa. O problema da dengue está mais sério, epidemia. Sal grosso nos ralos também ajuda”.

Segundo a Administração Pública de Colatina várias pessoas entraram em contato para obter mais informações. Sendo revelado pelo órgão que essa notícia era falsa e que o procedimento não seria recomendado pela vigilância sanitária do município.

O texto contém características de Fake News, como erro de gramática, alarmista, informações vagas, não há datas e fontes confiáveis e além disso pede compartilhamento. Não existe recomendação de que se utilize cloro em ralos de residências como forma de prevenção da dengue.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido