Entenda os dois lados da maior polêmica do ano na política colatinense. A criação de 8 cargos pela Prefeitura de Colatina

Uma das maiores polemicas deste ano na política colatinense foi a votação pela Câmara de Vereadores para criação de cargos que estarão submetidos ao Sanear. A polêmica foi tanta que as discussões tomaram conta dos bares, restaurantes e rodas de amigos. O primeiro ponto polêmico é a questão relacionada ao contrato com a Renova onde a criação destes cargos seriam uma exigência. Outra questão polêmica é que esses cargos estão sendo criados para gerir um valor de 40 milhões de reais, Sendo assim outra pergunta que é feita por populares é: Porque  esse dinheiro não será gerido pela Secretaria de Meio Ambiente, já que o Ministério Publico, no presente momento, demonstrou a necessidade da criação desta Secretaria. Terceiro ponto que chama a atenção nesta discussão é a criação de cargos temporários para gerir um montante financeiro tão expressivo como este de 40 milhões de reais. Qual o grau de comprometimento desses contratados para com a cidade?

Segundo vereador Renan Bragato, um dos 4 vereadores que votaram contrários a criação dos cargos, disse: ” Algumas  questões faltam ser esclarecidas; não foi prestado a conta na Câmara dos Vereadores do empréstimo dos 11 milhões de dólares que foi feito perante o Bird (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para o saneamento sanitário de Colatina”. Segundo o Vereador ainda não se sabe como estão sendo gastos esses recursos e como está sendo pago este empréstimo, e consequentemente qual o impacto para a população colatinense que terá que pagar a taxa de saneamento nos próximos meses.

Um segundo ponto levantado pelo vereador é que a administração municipal possui quadro suficiente para gerir o recurso oriundo da indenização da Renova. Consequentemente, na sua visão, não há a necessidade de criar mais essa despesa que teria um valor aproximado de 80 mil reais, ressalta o vereador.

Terceiro ponto na visão do vereador Renan Bragato é que com a criação dos cargos criou-se uma unidade gestora fora do Sanear. Se o objetivo é a construção do esgotamento sanitário do município, como o Sanear não estará participando?

O vereador finaliza dizendo que dentro dos 40 milhões existem 2 milhões e 300 mil reais que são para contratação de pessoas e empresas para ajudarem na fiscalização, então porque a administração está criando esses cargos.

O prefeito de Colatina Sergio Meneguelli disse a reportagem do ES-FALA que em relação a comissão para gerenciar os recursos da Renova, não é criação de cargo segundo o prefeito ” isso não passa de conversa fiada de vereador ou de pessoas mal informadas e não sabem o que está acontecendo”.

O prefeito relembra que há alguns anos foi feito um convênio com o Bird para o tratamento de esgoto e foi obrigado a formar uma comissão para gerenciar esse recurso, e agora será substituída pela que será formada em sua gestão. Essa comissão será montada para gerenciar especificamente os 40 milhões referentes ao desastre ambiental de Mariana.

O Prefeito afirma que para receber duas parcelas em atraso do Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) a Câmara de Vereadores teria que aprovar a comissão e irá permanecer formada enquanto houver a gestão do recurso, após esse período será extinta.

O Prefeito Sergio Meneguelii diz que ” essa conversa parece coisa de gente leviana e coisa de gente mesquinha dizer que o prefeito criou cargo. Isso parece conversa de Sindicato que  não tem o que falar, e vereador que quer fazer oposição por fazer”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido