Cidade a 93 km de Colatina sofre tremor de terra de magnitude de 2,1. O abalo foi sentido até em Itaguaçu

Cidade a 93 km de Colatina sofreu sofreu um abalo sísmico e o estrondo foi sentido na cidade de Itaguaçu, que faz divisa com Colatina.

O tremor atingiu  a cidade de Laranja da Terra. De acordo com o registro feita pela Rede Sismológica Brasileira (RSBR) o abalo sísmico foi de 2.1 na Escala Richter. O tremor assustou os itaguaçuenses que, comentaram nas redes sociais, sobre o tremor. Pessoas diziam que o baralho era semelhante a um trovão. Outras pessoas disseram que sentiram a casa tremer.

De acordo com o especialista Geoge Snd Leão, que atua no Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, disse que quatro estações da rede registraram o evento que, apesar de ter assustado os moradores, é de pequena magnitude e não causaria nenhum dano a população.

No Espírito Santo, há quatro estações sismográficas que fazem esse monitoramento, mas há estações nos estados vizinhos que também podem monitorar. Esses tremores são geralmente causados por acomodação da falha geográfica.

Segundo especialistas, falha geológica é a ruptura ou cisão de um bloco de rochas ou faixas estreitas da superfície que é responsável pelo deslocamento de suas partes. O acúmulo de energia e a sua liberação em zonas de falhas geológicas é um dos fatores responsáveis pela ocorrência do terremoto.

A Equipe de Pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília aponta que no Espírito Santo, ocorrem, anualmente, pelo menos três tremores de terra. Assim considerando os abalos mais amenos, a partir de magnitude zero, a terra tremou no Espírito Santo 17 vezes no intervalo de maio de 2012 e agosto de 2017, em episódios de no máximo 3 segundos. 

O Estado do Espírito Santo não apresenta eventos com grandes magnitudes. A possibilidade de ocorrer um evento desta magnitude é mínima, pois não está nos maiores limites tectônicos como o Chile, Estados Unidos e Japão. Por isso a maioria dos tremores no Brasil provocam apenas susto

Fonte: RSBR

Fonte: Gazeta Online

2 respostas

  1. Bom dia.

    Eu fui a fonte, que enviou os print dos comentários, pois conheço as pessoas e sei que não estariam mentindo sobre o evento.
    Entrei em contato com o geólogo a fim de compreender o evento e tranquilizar a população.
    Entrei em alerta quando assistir, no Hora Um, na TV Globo, sobre o tremor, de magnitude 2.3, no Ceará e juntei as peças.

    Obrigada por nos ajudar a entender o acontecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido