Com o tema “É Preciso Paz pra Poder Sorrir” o desfile cívico de Colatina foi um grande sucesso

 Colatina em festa! 98 anos de aniversário de emancipação política! Mais um ano se passou, e neste dia 22 de agosto, nesta quinta-feira, data do aniversário da “Princesa do Norte Capixaba”, foi muito especial para o “Parabéns a Você” do nosso município, com a realização do tradicional desfile cívico, escolar e militar. Contou com as presenças do prefeito Sérgio Meneguelli, secretários municipais e ainda de diversas autoridades, que ficaram em um palanque na Praça Municipal Belmiro Teixeira Pimenta. 

O evento começou às 8h30min, em frente do Posto São Miguel e foi realizado na Avenida Getúlio Vargas até as imediações da Praça, indo até em frente a Escola Aristides Freire, já na Rua Professor Arnaldo Vasconcelos Costa. O ponto de encontro, a concentração dos participantes para o desfile, foi na Avenida Ângelo Giuberti. O local de dispersão, foi próximo a Praça Lucia de Rezende Dalla, 

Participaram aproximadamente 2,5 mil alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular. Foram 550 estudantes da área de educação infantil, 1.200 do ensino fundamental, 600 do ensino médio e 130 do ensino superior. Também tiveram cinco bandas e cinco fanfarras de Colatina e dos municípios de Vitória, Baixo Guandu e Pancas. E ainda, entidades e empresas. 

“É Preciso Paz pra Poder Sorrir” foi o tema escolhido para este ano, que foi desenvolvido por meio de mensagens de paz. A abertura oficial do desfile ocorreu com a apresentação do Pelotão Oficial Militar, as execuções dos Hinos Nacional e de Colatina (com a Banda Marcial da Polícia Militar do Espírito Santo, de Vitória) e da apresentação do Grupo Vocci D´Oro, de Colatina. No palanque teve a presença de intérpretes de Libras. 

Em seguida, houve o desfile com a Banda da PMES, de policiais Militares e Ambiental, do Corpo de Bombeiros e de inspetores penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). E depois o início do desfile das entidades civis, como o Pelotão de bandeiras da Faculdade Castelo Branco, Bloco dos Escoteiros, Aventureiros, Desbravadores (Batalhão da Fé) e Bandeirantes.

O desfile escolar foi aberto pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Luz Gotti, trazendo o banner  “Colatina 98 Anos, É Preciso Paz Pra Poder Sorrir”, e a Fanfarra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Jones dos Santos Neves (Baixo Guandu), para um “Convite à Paz”. Os alunos desfilaram acompanhados pelo Banda Municipal Cidade Poesia, de Pancas (regente Professor Roberto Eugênio da Costa). 

Os alunos dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim) entraram em seguida como as “Sementinhas da Paz, Germinando Afeto, Florescendo Valores na Família”, animados pela Banda da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Benevenuto Clementino Gobbo, de Baixo Guandu (regente Rafael). Seguindo a ordem das apresentações foi a vez dos estudantes de instituições de Educação Inclusiva, com a mensagem “Imagina…A Paz – Cultura de Paz para a Diversidade” com alunos e a Fanfarra da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Colatina.  

As escolas de Ensino Fundamental, com a Banda da Emef Adwalter Ribeiro Soares, levaram a mensagem da “Paz é a Gente que Faz” falando da “Paz Interior”, da “Paz na Escola”, da “Paz Elementos da Natureza” e da “Paz no Campo”. Outras, ainda de Ensino Fundamental, sob o som da Fanfarra João Júlio Cardoso (regente Luiz Mathias dos Santos Júnior) falaram da “Paz Entre as Culturas e Nações”, da “Paz Entre as Religiões” e da “Paz na Sociedade”. 

Também, por meio da mensagem sobre  “Paz é Ler Todos os Tipos de Livros” com a participação da Fanfarra da Escola Elza Ewald de Oliveira Ramaldes (Baixo Guandu) foram mostrados os projetos atuantes nas escolas da rede municipal, o “Pirlimpimpim” e o “Além das Letras”. As escolas particulares, com a participação da Fanfarra Cultural Rotary Club de Colatina (maestro João Jorge Santos) mostraram que  “A Paz é o Caminho”. 

As oito escolas da rede estadual, com a Fanfarra da Escola Dr. Jones dos Santos Neves, e a Banda Batalhão da Fé, com “As Juventudes e a Paz”, chamaram a atenção para “A Internet e as Mídias como Instrumentos de Paz”. “Ensino Superior, Um Lugar de Paz – Paz em Colatina” foi uma mensagem das faculdades, animadas pela Banda Municipal Cidade Poesia.  

Os projetos esportivos da Prefeitura (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer- Semel), falaram sobre “Paz entre Esportes e as Torcidas, Esporte é Vida. Exercite a Paz!”, com a participação da Banda da Escola Benevenuto Clementino Gobbo. Os projetos sociais sobre “Gestos e Ações Promotoras da Paz, Paz e Amor em Ação” também foram mostrados, com a participação da Banda da Escola Adwalter Ribeiro Soares.

As empresas parceiras destacaram a “Paz e Saúde no Trabalho”. E “Paz no Trânsito, Uma Lição de Amor à Vida”, com a Fanfarra Cultural Rotary Club, que fechou ao desfile, com as participações de diversos segmentos ligados ao transporte e esporte. Na ocasião, também foi apresentada aos colatinenses a frota de veículos novos da Prefeitura.

Foto: ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido