Prefeitura quer construir ciclovia por toda Avenida Silvio Avidos, mas a maioria dos comerciantes é contra

Uma das maiores tendências do mundo moderno que é a mobilidade urbana está indefinida em Colatina. Não estamos falando do transporte coletivo, dos engarrafamentos, mas sim de algo que poderá derrubar paradigmas e criar uma nova cultura no município de Colatina: Uma ciclovia que será da Avenida Silvio Avidos, em São Silvano até a Rodovia do Café.

A Prefeitura de Colatina tem um projeto para demarcar uma ciclovia em toda a avenida Silvio Avidos. Com isso a administração pretende ter uma maior mobilidade urbana, pois estudos compravam o aumento expressivo do translado de bicicletas evitando a utilização de veículos particulares e coletivos.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito já está traçada a via por onde passará a ciclovia com detalhes para haver uma fluidez no transito da cidade.

Mas um impasse entre administração e comercio está diminuindo a possibilidade da execução da obra.

Já foram feitas reuniões entre  administração e os  comerciantes do local, mas até o momento não se chegou a um denominador comum. A alegação por parte dos comerciantes é que com a ciclovia não terá mais estacionamento em um dos lados da pista.

A Administração Pública através do Secretário de Trânsito, André Viganô da Costa  está argumentando com os empresários locais, demonstrando as vantagens e a evolução que cidades que implantaram o sistema tiveram no decorrer dos anos.

Na próxima semana será realizada mais uma reunião, que será na Matriz de São Silvano com a comunidade e comerciantes locais.

A população está dividida  Na medida que o comerciantes em sua  maioria, querem  que permaneça tudo  como está, os transeuntes não veem  problemas na transformação, acreditando  que uma ciclovia não prejudicará o trânsito pois a tendência são as pessoas deixarem o carro e a moto na garagem ou economizar com o transporte coletivo.

Colatina faz 98 anos neste dia 22 de agosto e em breve definirá qual o melhor caminho a ser seguido. Será  manter o trânsito da Avenida Silvio Avidos ou seguir uma tendência mundial de mobilidade urbana que são as ciclovias.

Uma resposta

  1. Perfeito! argumentos sem sentido contra a nova ciclofaixa. Ademais, os comerciantes (e na maioria são os únicos beneficiarios dos tais estacionamentos) não podem deixar de avaliar que ciclista também consome, também compra e uma vez que aumentaria o fluxo de bikes….pimba! acordaram. Pode, o esperto comerciante, instalar aqueles “estacionamentos” móveis para as magrelas em frente ao seu estabelecimento. Chega de privilegiar carros. E eu nem gosto de pedalar, prefiro de pé mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido