Crise hídrica: abastecimento dia sim dia não em distrito de Santa Teresa

Pelo menos 6 mil moradores da comunidade de Santo Antônio do Canaã (Patrimônio), distrito de Santa Teresa, está tendo abastecimento de água dia sim, dia não.

O sistema de rodízio foi adotado pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e começou nesta quinta-feira (22). Com isto, os moradores da região só terão abastecimento de água em quatro dias da semana.

A medida foi necessária por causa da baixa vazão do rio 5 de Novembro, que abastece a localidade. Segundo a Cesan, “nas datas ímpares, das 18h às 6h do dia seguinte, serão abastecidas as ruas 28 de Setembro, parte da Rua 15 de Novembro, 25 de Maio, parte da Rua dos Colibris, Horácio Costa, A, D, M Um, M Dois, J, F, L, I e Rua da Cesan”.

Já nos dias pares, serão abastecidas, também das 18h às 6h do dia seguinte, as ruas Bernardino Monteiro, João Wutoski, 20 de Setembro, parte da Rua dos Colibris, parte da Rua 15 de Novembro e rodovia Armando Martineli.

Moradora da parte alta de Patrimônio, a auxiliar administrativo Valdineia de Sousa Peixoto, 54, relatou problemas com a água que tem chegado às torneiras. “É barrenta e tem um cheiro forte de cloro. Estou comprando água mineral para beber e cozinhar. Também não consigo lavar as roupas”, contou.

No distrito, chegou a circular mensagem em redes sociais afirmando que o rio estava com alta concentração de ferro e manganês, o que foi desmentido pela Cesan.

Em nota, a companhia informou que, em função da falta de chuva, o volume de carga orgânica fica concentrado e pode comprometer o tratamento da água. “Como medida preventiva e para assegurar a qualidade da água fornecida, foi suspensa a captação no rio 5 de Novembro e estamos adotando o rodízio”.

Para garantir o abastecimento das residências, a Cesan vai utilizar água de dois poços na região. A expectativa é de que o abastecimento seja restabelecido em novembro, quando há previsão de que volte a chover regularmente.

Fonte: Jetibaonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido