Lojistas de São Silvanos dão sugestões para que a ciclovia não passe pela Avenida Silvio Avidos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A Prefeitura de Colatina trabalha com a intenção de demarcar uma ciclovia que passe por São Silvano. Segundo informações, a intenção seria estabelecer a ciclovia na Avenida Getúlio Vargas. O trajeto seria do bairro Lace até o final de São Silvanos, com possibilidades de se prolongar até o bairro Carlos Germano Naumann.

Algumas reuniões aconteceram ao longo do mês de agosto com o objetivo de que a administração pública, moradores e lojistas chegassem a um denominador comum, mas nas primeiras reuniões esse consenso não foi possível. As divergências de opiniões não permitiu que a obra acontecesse de imediato.

A Prefeitura Municipal de Colatina fez um estudo que demonstrava que o melhor percurso para a ciclovia seria pela Avenida Silvio Avidos, mas vários problemas foram levantados pelos lojistas, alegando que atrapalharia o trânsito, os ônibus e consequentemente iria refletir nas vendas, pois o estacionamento da avenida, de ambos os lados, está ocupado por automóveis e motocicletas.

Nesta última semana de agosto, uma nova reunião aconteceu entre os participantes que vêem discutindo o assunto já a algum tempo. Algumas propostas foram feitas e a administração está estudando a viabilidade das mesmas. A proposta em destaque seria uma alternativa em relação ao local desejado pela prefeitura. Os comerciantes solicitaram que o poder público de Colatina, ao invés de implantar a ciclovia ao longo da Avenida Silvio Avidos, transferisse a mesma para as ruas Jacinto Bassete e João Pretti, pois são duas ruas com pouco número de carros estacionados em comparação à Avenida Silvio Avidos.

A reunião contou com a presença do Prefeito Sérgio Meneguelli e do Secretário de Transito André Viganor e do vereador Jurjura que reside em São Silvano. O empasse não foi resolvido, pois requer estudos por parte da administração municipal, mas foi um avanço em um tema que é de ordem mundial, a mobilidade urbana.

Colatina é uma cidade com um dos maiores números de ciclista do Estado. Mesmo com uma topografia nada favorável para a prática do ciclismo e com um transito de colocar medo até mesmo nos mais experientes, a cidade abraçou a bike e agora, segundo ciclistas de colatina, quer ter seu espaço no transito.

A cidade tem enorme número de ciclistas, devido a essa elevada quantidade de usuários de bicicletas, foi criada uma Associação dos Ciclistas em Colatina, que programam eventos e passeios. Mas as ciclovias não iriam alcançar somente esta classe que utiliza a bicicleta para lazer ou espote, mas um outro grupo que iria crescer muito no município, os trabalhadores do comércio, indústria e prestadoras de serviço de Colatina.

A bicicleta, se a ciclovia realmente for demarcada, segundo pessoas que trafegam pelo transporte público e automóveis particulares, será uma opção viável, pois muitas pessoas, não utilizam esse meio de transporte por que tem medo do trânsito. Segundo Afonso de Souza Nunes, morador do Bairro Vicente Soela: ” Eu não ligo de ter que subir aqui em cima empurrando a bicicleta, eu iria com certeza, por que trabalho no Bairro Lace seria uma forma de economizar e ter saúde, já que eu não foço exercício físico”.

Um sonho antigo dos ciclistas em Colatina seria uma ciclovia que fosse demarcada do Bairro Vila Lenira ao Bairro Carlos Germano Naumann e outra do bairro Honório Fraga até o bairro Maria das Graças.

2 respostas

  1. Realmente é de extrema necessidade uma ciclovia na cidade, sei de muita gente que não vai de São Silvano para o centro de bicicleta porque acha muito perigoso esse trecho, tudo é questão de adaptação com novo sistema.

  2. Tem de ser pela avenida Silvio Avidos mesmo. Chega de privilegiar carros. Repito, a exemplo daqui do centro, a maioria dos carros estacionados nas avenidas ou são de moradores, ou de empregados/donos de comércios. Para o cliente, nada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular