Nesta quarta-feira (11) tem início o Recadastramento Biométrico obrigatório em Colatina

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

Começa nesta quarta-feira (11) o recadastramento biométrico obrigatório em Colatina. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) dará início a mais uma etapa. Os eleitores de Colatina, deverão comparecer às unidades da Justiça Eleitoral portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria. O início do atendimento será às 9 horas da manhã.

O recadastramento tem como objetivo tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições. O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado.

Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

No Espírito Santo, 1.301.797 dos eleitores (47,49%) já fizeram o recadastramento biométrico. 38 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

Em nível nacional o recadastramento biométrico foi realizado por 72% dos eleitores brasileiros até o dia 5 de setembro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas alguns estados – os maiores colégios eleitorais – estão lentos em relação aos demais, que praticamente terminaram o processo.

O prazo estipulado pelo TSE é 2022, mas em alguns municípios a biometria tem que ser feita antes, sob pena dos eleitores terem seus títulos cancelados, levando a problemas como impossibilidade de se tirar passaporte ou até a possibilidade de interrupção do recebimento do Bolsa Família.  

Deixe um comentário