Moradores de São Roque do Canaã se mobilizam para ajudar irmãos com doença rara

Imagine quando um simples abraço ou um banho quente pode machucar uma criança. Parece difícil crer mas, essa é a realidade enfrentada pelos irmãos Luiz e Gabriel, de 12 e 15 anos de idade. Nascidos em São Roque do Canaã, eles tem uma doença rara chamada Epidermólise Bolhosa, que torna a pele sensível.

Os irmãos sofrem muitas dores com qualquer contato físico, já que a minima pressão gera bolhas na epiderme, que depois se transformam em feridas profundas. O dia a dia dos irmãos exigem diversos cuidados, como a troca diária de curativos e banhos que são tomados com muito cuidado.

A bandagem utilizada diariamente é fornecida pelo SUS, por ser um produto especial, tem um custo elevado. Essa bandagem ajuda a cicatrização da pele sem arranhá-la, diferente das bandagens comuns.

Mas a dor não para por aí, o irmão de 12 anos de idade, possui uma Anemia Aplástica, que faz que a medula não produza a quantidade suficiente de hemácias, com isso, Luiz passa por transfusões de sangue a cada 14 dias.

Mas é no momento de dor, que o ser humano se sensibiliza e pode fazer a diferença na vida do outro. Moradores de centro da cidade emprestaram uma casa para a família morar, anteriormente viviam na comunidade do interior, Santa Julia a 20 km da cidade. Em breve, também por uma movimentação de populares, estarão morando em uma casa mais arejada e melhor localizada, pois as viagens para Vitória são constantes.

A solidariedade está fazendo a diferença na vida desta família. Moradores e empresários da cidade de São Roque formaram um grupo que eles denominaram ” A união faz a força”. Este grupo no final do ano passado, se juntou e conseguiu fundos para um evento que gerou a receita de R$ 90 mil, que foram gastos na compra de um lote, materiais de construção e móveis.

Segundos profissionais de saúde que acompanham os irmãos, foi observado uma melhora no quadro geral, graças a de vários profissionais como médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeuta. A luta das crianças são árduas e constante, mas com o carinho e o zelo emanado por moradores de São Roque, muitas dificuldades são amenizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido