A seca prejudica cerca de 400 mil capixabas que vivem em 16 municípios. Colatina está na lista

A seca já prejudica cerca de 400 mil capixabas que vivem em 16 municípios localizados na região Noroeste do ES, onde a situação é mais crítica devido a redução de chuvas em janeiro.

Desde o início do ano, municípios desta região, como Itaguaçu, Santa Teresa e Itarana, por exemplo,  já sentem os efeitos  da ausência de precipitação, chegando ao ponto de ser necessário o racionamento de água. Em Colatina, o nível do Rio Doce  chegou a marca de 90 centímetros em julho, muito abaixo para o período do ano.

Os agricultores de São Roque do Canaã , onde passa o Rio Santa Maria, estão restritos  a usar irrigação apenas duas vezes por semana.

De acordo com o Instituto Capixaba  de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o processo de estiagem de abril a outubro está dentro do esperado, e provocou seca fraca na maior parte do território.

Porém, a entrada do período seco piorou o quadro da região. É uma seca mais crítica em razão das poucas chuvas no período de novembro a abril, e que se tornou mais grave com a chegada do período da estiagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido