Santa Teresa produz queijo de 1 tonelada para a Feira Café com Leite

A oitava edição da Feira Café com Leite que acontece a partir desta quinta-feira (19), em Santa Teresa, vai ter uma atração especial: será produzido um super queijo de aproximadamente 1000 quilos.

O evento já abarca o tradicional Concurso Estadual do Queijo nas categorias minas frescal, minas padrão, queijo curado e o destaque criativo. Está confirmada a participação de 28 produtores com cerca de 60 queijos de 12 município do Estado.

Este ano a Secretaria de Agricultura de Santa Teresa e vários parceiros estão produzindo esse queijo gigante, que será apresentado no domingo (22), às 10 horas, no Parque de Exposições e Eventos Frei Estevão Corteletti.

O secretário de agricultura Jorge Natalli, disse que durante o processo de pesquisa para produção do grande queijo, ele e o representante da Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo, Luiz Gonzaga, foram para Ipanema, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, para conhecer mais sobre o produto.

Ipanema com seus 19 000 habitantes, produz o maior queijo do Brasil. Em sua expedição, Natalli e Luiz Gonzaga viram de perto técnicas de como fabricar o queijo gigante com os produtores e técnicos da pequena cidade mineira.

De volta à Santa Teresa, Natalli e equipe contaram com a ajuda dos laticínios Fiori, Campus IFES Santa Teresa, Campus Ifes Itapina e Associação dos Criadores de Gado de Leite para projetar o super queijo de 1 tonelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido