Itaguaçu decreta racionamento de água por tempo indeterminado

A cidade de Itaguaçu, a 58 KM de Colatina, está sob racionamento de água a partir desta segunda-feira (23), conforme estabelecido em um decreto municipal assinado pelo prefeito Darly Dettmann (MDB). Por tempo indeterminado, os moradores da sede do município e dos distritos terão água apenas entre 16h e 3h.

No entanto, o abastecimento não é garantido para todos os bairros, simultaneamente, durante estas 11h estabelecidas. “Vai ser de acordo com a disponibilidade e o sistema de distribuição. Estamos imaginando que a partir das 23h, todas as casas deverão receber água para que possam guardar uma cota para gastar durante o dia seguinte”, disse Dettmann.

De acordo com o executivo municipal, a medida tornou-se necessária por causa da escassez hídrica que assola o Rio Santa Joana e os respectivos afluentes, que abastecem praticamente toda a população de Itaguaçu. “Hoje, não há mais água corrente, apenas pontos de alagamento ao longo do antigo curso do rio”, revelou o prefeito.

RACIONAMENTO DEVE SE AGRAVAR NA PRÓXIMA SEMANA

A situação, que já é avaliada como de “dificuldade extrema”, pode ficar ainda mais crítica em um prazo de cinco a sete dias, quando o município acredita que será necessário o abastecimento por meio de carros-pipas, que buscarão água em represas e barragens do interior. “Nesse caso, o racionamento aumentará, acontecendo em dias alternados”, antecipou Dettmann.

NA AGRICULTURA

Desde o final do mês passado, os agricultores de Itaguaçu já captam água sob sistema de rodízio, junto com as cidades de Colatina, Afonso Cláudio e Itarana. Segundo a resolução da Agência Estadual de Recursos Hídrico (AGERH), os produtores só poderiam usar a água para irrigação em dias alternados, sempre entre às 18h e 6h.

Fonte: Portal Guandu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido